Por Rabino David Azulay    
  Médico para o corpo e também para a alma  
índice
       
 

O calor persiste, mas quando o inverno vier chegará para ficar. Será possível notar; quase todos estarão gripados ou vão pegar um resfriado. Ninguém escapa. A divergência estará em torno de qual analgésico ou antibiótico tomar. Cada um tem sua receita.

Porém, no Brasil, existe uma preocupação a mais: se o medicamento a ser tomado é realmente remédio ou uma simples "cápsula de farinha". Como se não faltassem problemas, o consumidor deve ainda ficar atento para não cair na emboscada. Mas ao menos não podemos reclamar de uma coisa: tudo ficou mais fácil e acessível com a chegada dos genéricos. Até ganharam uma farmácia ampla e exclusiva!

O grande sábio, filósofo, médico e rabino, o Rambam, mais conhecido como Maimônides, em sua obra clássica, Mishnê Torá, compara as doenças físicas com as espirituais. Imagine uma pessoa que degusta algo saboroso e doce e acha extremamente amargo; ou aquela que prova algo amargo e ruim e acha doce e delicioso; esta pessoa precisa de tratamento eficaz com um médico especializado, exames diversos, etc.

Assim também, continua Maimônides, alguém cujo caráter esteja desregrado, com valores trocados, necessita de tratamento médico, porém espiritual. Como grande médico de ambas as doenças, Maimônides recomenda procurar um especialista, conhecido como chacham - sábio, conselheiro e profundo conhecedor de Torá - para tratá-lo.

Ainda é possível acrescentar a esta bela comparação. Eis a receita para combater uma doença física:

a) atestar que o médico não seja um impostor;
b) ter certeza que o remédio não seja falsificado;
c) tomar o remédio com regularidade; e
d) procurar ter uma vida saudável.

O mesmo vale quando para a pessoa que se encontra debilitada na vida judaica; eis a receita:

a) procurar um conhecedor profundo de Torá, que faça jus ao título de chacham;
b) tomar cuidado com o judaísmo adulterado, modificado, etc.;
c) judaísmo não basta uma vez ao ano; é preciso assiduidade; e
d) procurar levar uma vida judaica constantemente saúdavel.

Deste modo, com certeza, estaremos fortes e saudáveis para enfrentar crises e tsures (problemas).

 

 

   
   
top