O Primeiro Mandamento
Bilhões de pessoas já ouviram falar dos Dez Mandamentos, e muitas delas podem citar pelo menos três ou quatro; de fato, pode haver alguns milhões que podem enumerar todos os dez, na ordem..

   

Uma visão mais profunda
Nossos Sábios falam que quando a Torá foi dada a Israel, a experiência da Divindade foi tão intensa que unificou e sintetizou os sentidos da visão e audição: “vendo o que era para ser ouvido e ouvindo o que era para ser visto”.

   

A Arte da Vida
O Talmud relata que quando Moshê ascendeu ao céu para receber a Torá – um evento celebrado anualmente durante a Festa de Shavuot – os anjos protestaram veementemente a D'us. “Tu estás compartilhando Teu segredo mais precioso com os seres humanos, que abusarão dele,” disseram. “Deixa que Tua graça permaneça no céu conosco,” clamaram eles.

   

Nosso maior presente
Todos retornam para suas casas para celebrar Shavuot com uma refeição de laticinios, com alegria, reunindo a família, amigos com a feliz sensação de dever cumprido: escutamos os Dez Ditos. Mas e o dia seguinte? E o próximo? E mais adiante, durante os meses, os anos, que irão chegar e passar… como nos comportaremos?

   
A Filosofia do Sono
O Midrash declara que na noite anterior à Outorga da Torá, o povo judeu foi dormir. Como podiam dormir, e perder a hora no momento histórico mais marcante de suas vidas?
   

O Judeu Moderno Pode Entrar no Deserto?
Por que D’us comunicou Seu projeto para a vida e o início de um pacto eterno com o povo judeu na aridez e desolação de um deserto?

 
A Era Pós-Consumo
O que mais podemos consumir? Já nos tornamos consumidores de tudo que já anunciaram, ou já não nos sentimos tão compulsivos. Bens que eram embalados como extremamente necessários tornaram-se supérfluos, e mesmo os bens de consumo de nossos sonhos não nos interessam mais: ou nossos sonhos mudaram ou amadureceram.
 
Subindo a Montanha
Segundo a Enciclopédia britânica, o esporte de escalar montanhas nasceu em 1760, quando um jovem cientista de Geneva, Horace Benedict de Saussure, ofereceu um prêmio em dinheiro para a primeira pessoa ou pessoas que atingisse(m) o cume do Mont Blanc, o pico mais alto da Europa, com 4.810 metros de altura.
   
A Mensagem do Rebe
Nossos Sábios nos contam que, quando Moshê estava prestes a liderar os filhos de Israel para fora do Egito, contou-lhes da promessa de D'us em entregar a Torá logo após seu povo amado ser libertado da escravidão. Imediatamente lhe perguntaram quando aconteceria esse dia feliz e Moshê respondeu que seria após cinquenta dias.
O Monte Sinai
Este é o local onde há 3.300 anos um povo libertado, recém-saído da escravidão, ficou de pé para ouvir a voz de D’us proclamando os Dez Mandamentos e outorgando a Israel a Sagrada Torá.

Efeitos especiais
"E todo o povo viu os sons e as chamas e a montanha fumegando; a nação viu e estremeceu, e ficou distante."
Qual o significado de "eles viram os sons"?


Fazer ou entender: o que vem primeiro?
A pessoa deveria colocar seu entendimento antes de suas ações? Um judeu deveria tornar sua compreensão dos mandamentos ou dos caminhos de D’us condicionais à sua observância?

Um povo dedicado
O estudo da Torá necessita de preparação, a qual se constitui de três elementos básicos: dedicação à vontade do Altíssímo, humildade e união.

Quem precisa da Torá hoje em dia?
Quem precisa da Torá? Por que devemos apelar para um código de leis e ética tão antigo quando nossos instintos elementares de justiça já são guias adequados?
Luz… água… Torá!
A fé judaica não termina com "E D’us criou os céus e a terra." Ela começa aí. Continua a reconhecer que "Eu sou o Eterno, teu D’us, que te tirou do Egito."

Ultrapassada?
Sabemos que a Torá não é um livro de historinhas, contos que relatam a trajetória de um povo. É mais do que isto, é uma obra Divina que nos orienta no dia-a-dia, desde o momento do despertar até a hora de dormir...

O pacto
Ao outorgar aos israelitas um conjunto de leis, foi como se D’us estivesse dizendo: “Eu os protegerei, mas vocês precisam fazer sua parte. Eu os ajudarei, mas vocês têm de me ajudar a ajudar vocês.”

 
       
top