Nosso maior presente
índice
   
 

Raios, trovões, luzes, uma voz potente demais. Nossos corpos estremeceram, nossas almas pareciam querer nos abandonar deixando nossos corpos desfalecidos ao chão, mas D’us não o permitiu. Foi neste cenário que foi anunciado o momento de recebermos nosso maior presente: a Torá!

Isto ocorreu ao pé do Monte Sinai, há mais de 3 mil anos. Um evento sem precedentes na história da humanidade, de proporções inimagináveis, mas guardados além de nossos cinco sentidos, que tem nos acompanhado por gerações.

Mas como abrir este presente hoje e sentir que após tantos anos ele ainda continua novo e essencialmente vital em nossas vidas? Afinal, não estamos mais lá, nossa memória provavelmente enfraqueceu, nosso tempo e corrida neste espaço tão vasto chamado mundo nos leva a dias frenéticos. Vivemos em uma época. digital, racional, infinitamente paradoxal. Como então podemos enxergar a Torá dentro deste contexto como “nosso maior presente”?

Então vem novamente Shavuot. Todos são convidados a se dirigirem à sinagoga; homens, mulheres, jovens, velhos, próximos, afastados, bebês… para escutar a leitura dos Dez Mandamentos. Um silêncio solene se faz, com ecos de murmurinhos menores de pequenos bebês tendo que ser apaziguados por pais hábeis. Então a Torá é lida, as mesmas pavras que nos orientaram como povo há mais de 3 milênios, como se fosse hoje. Nosso corpo estremece. É como se estivessemos lá, novamente no Monte Sinai. E anualmente a cena se repete.

Todos retornam para suas casas para celebrar Shavuot com uma refeição de laticinios, com alegria, reunindo a família, amigos com a feliz sensação de dever cumprido: escutamos os Dez Ditos.

Mas e o dia seguinte? E o próximo? E mais adiante, durante os meses, os anos, que irão chegar e passar… como nos comportaremos?

Mesmo em agendas tão repletas é possível encontrar um tempo da semana para desembrulhar nosso presente: um pacote sempre atual de ensinamentos que nos ajudam a refinar nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações.

Há aulas e aprendizamos organizados dentro de sites, cds, dvds, You Tube, Face Book, Twitter, e tantos outros meios e opções para acessarmos ou sermos tocados com mensagens e lições. Tudo o que precisamos é desembrulhar nosso pacote de infinitas opções. Certamente desta forma nos tornaremos pessoas mais completas e trabalharemos com muito mais bagagem em prol de nossa família, nossa comunidade e o mundo em geral.

Nosso legado, a Torá, é o nosso presente eterno. Tudo o que temos que fazer é desembrulá-lo diariamente!

 
   
top