|
Estamos agora no Deserto
do Sinai na península do mesmo nome, contemplando com reverência
o sagrado Monte Sinai.
Este é o local onde há 3.300 anos um povo libertado, recém-saído
da escravidão, ficou de pé para ouvir a voz de D’us
proclamando os Dez Mandamentos e outorgando a Israel a Sagrada Torá.
É uma montanha estéril e rochosa, como se o solo fosse tão
sagrado que nada pudesse se ocultar ou crescer ali. No topo da montanha
vemos dois picos, um deles um pouco mais alto que o outro. O mais alto,
de frente para o leste, é conhecido como Monte Sinai. O outro,
virado para oeste, é o Monte Horeb.
Uma pequena fonte jorra do Sinai, e logo abaixo do cume há uma
caverna. Segundo uma lenda árabe foi nessa caverna, mencionada
na Torá como "Paredão da Rocha", que Moshê
se abrigou quando contemplou a Glória de D’us. No Monte Horeb
há também uma caverna pequena e estreita, sobre a qual se
afirma ser aquela onde o Profeta Eliyáhu se escondeu quando a impiedosa
Rainha Jezebel perseguiu os Profetas de D’us. Foi ali que Eliyáhu
passou a noite e D’us apareceu para ele "não no vento,
não num terremoto, não num fogo, mas numa pequena voz".
Diz-se que o nome "Sinai" é derivado da palavras hebraica
S’neh – "moita espinhosa", que cresce em abundância
naquele deserto. Foi de uma humilde "sarça ardente" que
D’us primeiro Se dirigiu a Moshê, ensinando assim que D’us
está entre os de espírito humilde. Ba Torá, a montanha
é mencionada por vários nomes aditionais, como "Har
Elokim" (Montanha de D’us), "Tzin", "Kadesh".
Mencionaremos apenas que nossos Sábios conectam a palavra "Sinai"
com a palavra "Sineah" (ódio), porque como Israel foi
escolhido para receber a Torá e ser "um reino de sacerdotes
e uma nação sagrada", nosso povo tornou-se objeto de
ódio por parte do mundo, um ódio que somente desaparecerá
quando o mundo inteiro entender a verdade da Torá e aceitar seu
espírito.
Nossos Sábios falam muito bem do Monte Sinai. Dizem que o mundo
existe somente pelos méritos do Monte Sinai e do Monte Moriá,
sobre o qual ocorreu a Akedá (sacrifício de Yitschac), e
mais tarde o Beit Hamicdash foi construído. Com essas palavras
nossos Sábios indicaram que a existência do mundo depende
da observância da Torá (recebida no Sinai), baseada no espírito
de auto-sacrifício (como foi mostrado no Moriá).
Por que esta montanha despretensiosa foi escolhida para o acontecimento
mais notável na história da humanidade – a Outorga
da Torá?
Nossos Sábios oferecem diversas explicações. Dizem
que todas as outras montanhas mais altas e mais belas, como Carmel e Tabor,
foram em alguma ocasião usadas para idolatria. Somente o Monte
Sinai não tinha sido profanado e portanto estava apto a servir
para esta função sagrada.
Outra explicação interessante é que todas as outras
montanhas estavam "orgulhosas" de sua altura, exigindo o direito
de serem escolhidas para este grandioso evento, e exatamente por este
motivo D’us preferiu o humilde e modesto Sinai. Aqui, mais uma vez,
encontramos uma lição, de que a humildade de espírito
é o primeiro requisito para a posse da Torá.
Nossos Sábios dizem que a famosa escada com a qual Yaacov sonhou
quando fugiu de Essav, e estava colocada sobre a terra com seu topo atingindo
o céu, estava suspensa sobre o Monte Sinai. Eles encontraram uma
pista sobre isso, pois o equivalente numérico da palavra hebraica
"Sullam" é o mesmo da palavra "Sinai" –
130.
A palavra "Sinai" tem sido usada no Talmud como um título
de grande erudição.
Damos uma olhada final ao Monte Sinai e nos lembramos das palavras de
nossos Sábios. Quando nosso Redentor chegar, o Monte Sinai, juntamente
com o Monte Carmel e o Tabor, unirão suas vozes em louvor a D’us.
|