Ki Tissá
 
A contagem do povo de Israel A defesa de Moshê em nome do povo de Israel 
A ordem de fazer um lavatório Moshê quebra as tábuas 
Betsal'el é designado construtor do Tabernáculo e Aholiav, seu assistente Moshê salva o povo de Israel da destruição 
Depois de quarenta dias no Céu, Moshê recebe duas tábuas de safira Moshê pede para entender os caminhos Divinos
O pecado do bezerro de ouro  Moshê permanece no Céu por quarenta dias para receber as segundas tábuas
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

Depois de quarenta dias no Céu, Moshê recebe duas tábuas de safira

Depois do recebimento da Torá, Moshê permaneceu no Céu durante quarenta dias estudando a Torá diretamente de D'us.

Ao cabo dos quarenta dias, D'us deu a Moshê duas tábuas de safira de tamanho e forma idênticas. Nelas, D'us gravara os Dez Mandamentos.

Por que o povo de Israel recebeu os Dez Mandamentos inscritos em tábuas, em vez de um pergaminho Divino contendo toda a Torá?

Quando uma pequena criança começa a escola, o professor lhe apresenta o alfabeto escrevendo as letras no quadro negro. Somente mais tarde, quando o alfabeto já lhe for familiar, receberá livros para estudar.

D'us introduziu os judeus à Torá primeiramente pondo-os a par dos Dez Mandamentos (que contêm os conceitos básicos da Torá), e somente mais tarde foi-lhes dado um pergaminho de Torá inteiro.

Em vez de inscrever todos os Dez Mandamentos em uma só tábua, D'us escreveu-os em duas tábuas separadas. A primeira tábua continha os mandamentos envolvendo o homem e seu Criador, e a segunda tábua lidava com os mandamentos ligados à relação do homem com o seu próximo.

As letras não eram gravadas superficialmente sobre as tábuas, mas foram talhadas através de toda a espessura da pedra. Isso, para que fosse possível ler pelos dois lados. As letras hebraicas Mem (final) e Samech formam um quadrado e um círculo completos, respectivamente. Já que suas porções internas não tinham nenhuma sustentação, poderiam cair. No entanto, elas permaneciam em seu lugar milagrosamente.

 
top