Ki Tissá
 
A contagem do povo de Israel A defesa de Moshê em nome do povo de Israel 
A ordem de fazer um lavatório Moshê quebra as tábuas 
Betsal'el é designado construtor do Tabernáculo e Aholiav, seu assistente Moshê salva o povo de Israel da destruição 
Depois de quarenta dias no Céu, Moshê recebe duas tábuas de safira  Moshê pede para entender os caminhos Divinos
O pecado do bezerro de ouro  Moshê permanece no Céu por quarenta dias para receber as segundas tábuas
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

Betsal'el é designado construtor do Tabernáculo e Aholiav, seu assistente

Quando Moshê, foi informado da futura construção do Tabernáculo, durante sua estadia no Céu, este tinha a impressão de que teria que construí-lo com suas próprias mãos. Quando ele estava prestes a deixar o Campo Celestial, D'us revelou-lhe: "Apesar de ter lhe apresentado o diagrama do Tabernáculo e a estrutura de todos os seus componentes, não és o artesão que o construirá. Teu papel é de ser um líder e não um artífice!"

"Quem será o construtor do Tabernáculo?" perguntou Moshê.

"Betsal'el filho de Uri, filho de Chur, foi designado para esta tarefa", informou D'us.

Betsal'el era o neto de Chur, que foi assassinado durante o incidente envolvendo o pecado do bezerro de ouro (como veremos adiante). A construção do Tabernáculo através do neto de Chur serviu como perdão pelo linchamento de Chur. Betsal'el era o bisneto de Miriam, irmã de Moshê. Ela foi recompensada com um descendente sábio e entendedor, que sabia como construir o Tabernáculo, em mérito do temor a D'us que a levou a prontificar-se a desobedecer a ordem do Faraó de assassinar os judeus recém-nascidos quando trabalhava como parteira no Egito.

Naquele tempo, Betsal'el tinha somente treze anos de idade. Por isso, Moshê perguntava-se como alguém tão jovem poderia receber a imensa tarefa de erigir um Tabernáculo.

De acordo com a regra de que é correto consultar a comunidade antes de lhe nomear um líder, D'us perguntou para Moshê: "Será que Betsal'el lhe parece digno para este encargo?"

"Se ele é digno aos Teus olhos", replicou Moshê, "certamente o é aos meus."

Quando, mais tarde, Moshê apresentou Betsal'el para o povo como o arquiteto do Tabernáculo, ele por sua vez perguntou ao povo: "Vocês concordam com o fato de Betsal'el ser o construtor?"

"Se ele é digno aos olhos de D'us e aos seus", replicou o povo judeu, "certamente o é aos nossos."

Betsal'el foi inspirado com sabedoria Divina e compreensão para ser capaz de ser bem sucedido nesta missão.

Assim como foi mostrada a Moshê uma visão da estrutura detalhada de cada utensílio do Tabernáculo, assim também foi concedida a Betsal'el uma visão Celestial da forma e desenho de cada objeto.

Betsal'el era um fiel artífice, que se empenhou em seguir à risca as instruções Divinas. Por isso a Torá o recompensou, anexando seu nome a cada um dos objetos do Tabernáculo citados na parashá.

Moshê ordenou a Betsal'el: "Primeiramente construa a arca, depois os outros utensílios, e finalmente a tenda do Tabernáculo."

"Meu mestre, Moshê", objetou Betsal'el, "ao construir uma casa, será que não se constrói primeiramente a estrutura externa para abrigar sua mobília? Se eu construir a arca primeiro, onde é que a colocarei, depois de ficar pronta? Será que D'us não lhe disse para primeiro construir o próprio Tabernáculo, e só depois a arca e os outros acessórios?"

"Você tem razão", admitiu Moshê. "Você pode ser denominado como aquele que esta na sombra de D'us, pois possui a sabedoria para compreender o significado secreto das Suas palavras."

Daí o nome "Betsal'el", composto pelas palavras "Betsel E-l - aquele que estava na sombra do Altíssimo."

D'us ordenou a Moshê para nomear Aholiav da tribo de Dan como assistente de Betsal'el. Aholiav não fazia nenhum trabalho independente, mas ajudava Betsal'el em cada fase da construção. D'us juntou como artesãos Betsal'el, membro da tribo de Yehudá, e Aholiav, da tribo de Dan. Yehudá era o mais exaltado dos filhos de Yaacov e Dan era o menos importante. Juntando-os, D'us quis dizer aos judeus que, aos Seus olhos, o grande e o pequeno são iguais.

Uma pessoa menos capaz que serve D'us com todo seu potencial é considerada no mesmo nível que uma pessoa privilegiada, pois D'us julga um homem de acordo com as intenções do seu coração.

D'us adverte Moshê que os judeus não devem violar o Shabat para construir o Tabernáculo

D'us advertiu Moshê: "Os judeus podem pensar que a construção do Tabernáculo é uma mitsvá tão importante que devem continuar construindo no Shabat. Porém, isto é proibido. Advirta-os que qualquer trabalho necessário para construir o Tabernáculo não poderá ser realizado no Shabat. Os judeus devem guardar a santidade do dia e abster-se de trabalhar, agora e para sempre. O dia de Shabat é um sinal entre Eu e o povo judeu de que são Meu Povo."

A mitsvá de Shabat é tão importante que se todos os judeus guardassem dois Shabat com todas as leis correspondentes, Mashiach viria de imediato!

 
top