Côrach
 
Côrach ressente-se de não ter sido escolhido para um alto cargo Côrach e seus seguidores levantarão na ressurreição dos mortos e terão uma porção no Mundo Vindouro?
A campanha de Côrach para obter seguidores Os judeus queixam-se novamente
Moshê sugere que Côrach e seus seguidores ofereçam incenso Os presentes ofertados aos cohanim
A punição de Côrach, Datan, Aviram e os duzentos e cinqüenta homens A mitsvá de redimir o primogênito
 
 
 
 
Imprima o Midrash completo
 

Os presentes ofertados aos cohanim

Diz o provérbio: "Se minha vaca quebrar a perna, é para meu benefício."

Todo infortúnio tem seu benefício. Aharon beneficiou-se da disputa de Côrach, pois em seguida o Todo Poderoso selou um pacto com Aharon, confirmando que os cohanim receberão para sempre os vinte e quatro presentes de kehuná.

Certa vez, o imperador deu um estado a seu amigo como um presente casual. Não assinou escritura alguma, nem endossou com qualquer outra medida legal que concedera esse estado ao amigo.

Entretanto, logo após, impostores afirmavam que o estado era deles. O imperador informou então seu amigo: "Agora editarei uma ordem para inscrever o presente nos registros oficiais, para que ninguém possa negar que você é o verdadeiro proprietário."

Similarmente, após Côrach ter disputado o direto de Aharon à kehuná, D'us lavrou um contrato oficial com os cohanim, prometendo-lhes para sempre, e a seus descendentes, os vinte e quatro presentes que os judeus são obrigados a separar para eles.

D'us proclamou: "Concedo-lhes esses presentes feliz e de boa vontade, como alguém que escreve uma escritura de algum presente a um bom amigo."

A Torá chama esse pacto de "o Pacto do Sal". Assim como o sal nunca se estraga, este pacto durará para sempre.

Alguns dos vinte e quatro presentes para os cohanim são:

• Quando um judeu traz um sacrifício, deve dar partes desse para os cohanim. Também recebem uma parte dos sacrifícios oferecidos em nome da comunidade.

• Na época do Templo Sagrado, se um judeu abatia um animal doméstico para seu consumo pessoal, era obrigado a dar três partes ao cohen: o membro direito, as mandíbulas, e o estômago.

• Se um animal doméstico casher de um judeu tiver um primogênito, este pertencia ao cohen. O cohen o leva ao Templo Sagrado. Parte do animal era queimada sobre o Altar, e parte ficava para o cohen.

• Um judeu que possua campos, vinhedos, olivais ou pomares deve dar uma parte da produção ao cohen. Esta parte se chama terumá. Nossos sábios fixaram a terumá em pelo menos 1/60 da produção, podendo ser também 1/50 ou 1/40.

• Chalá: ao assar uma massa, deve-se dar uma parte ao cohen.

Muitos dos presentes destinados aos cohanim são sagrados. Eles não podem comê-los estando impuros. Alguns só podem ser comidos no pátio do Templo Sagrado, outros só na cidade de Jerusalém.

Por que os cohanim recebem esses presentes?

Por que D'us ordenou aos judeus que sustentassem os cohanim e leviyim?

Libertando os homens da tribo de Levi da necessidade de ganhar um meio de vida, D'us possibilitou-lhes a devotarem-se totalmente à Torá e ao serviço Divino. A tribo de Levi não recebeu extensas terras agrícolas em Israel como o resto das tribos, nem participavam de guerras ou recebiam espólios. Em vez disso, eram o "exército de D'us", estudantes e professores de Torá, como está escrito (Bamidbar 18:20), "Sou sua porção e sua herança, disse D'us."

Maimônides escreve: "Não apenas um membro da tribo de Levi, porém qualquer indivíduo cujo coração o impele a servir D'us e conhecê-lo, torna-se santo dos santos. D'us será sua porção e herança para sempre. Ele lhe proverá uma quantidade suficiente para seu sustento, assim como Ele fez para os cohanim e leviyim."

Rabi Yoná costumava dar a décima parte de seus proventos a Rabi Acha bar Ula. Este não era cohen nem levi, contudo era estudante de Torá.

O que é maasser?

Assim como D'us selou um pacto com os cohanim, Ele assim o fez com os leviyim, que também receberam um presente dos judeus.

Esta parashá menciona que cada judeu deve dar o maasser (dízimo) aos leviyim.

Após dar terumá ao cohen, um judeu tem que separar 1/10 de todos os seus grãos, frutos e vegetais e dá-los ao levi. Este dízimo chama-se maasser.

O levi tem que separar 1/10 do que recebeu e dar ao cohen. A parte que o levi dá ao cohen chama-se terumat maasser ou maasser min hamaasser (dízimo do dízimo).

Ao dar maasser ao cohen, o levi reconhece que o cohen é mais eminente que ele, e é levado a lembrar-se de que há Um Acima, Que está acima de ambos.

Que partes da colheita o agricultor tem que doar

Imagine que estamos na época do Templo Sagrado, e possuímos campos de cereais. O que a Torá pede que doemos ao colher os grãos?

Deve-se dar lêket, peá e shichechá (ver Parashat Emor 23:22) aos pobres. Também se deve levar os primeiros trigo e cevada ao Templo Sagrado, como bicurim (Parashat Emor 23:10).

Precisamos separar:

1. Terumá: para o cohen.

2. Maasser: para o levi.

3. Maasser Sheni: outro dízimo, a ser comido em Jerusalém pelo proprietário das terras.

Em determinados anos, ao invés de maasser sheni, dá-se o dízimo aos pobres, que passa a se chamar maasser ani, dízimo dos pobres.

Calculando terumá e maasser

Suponhamos que alguém colheu 100 quilos de uvas. Quanto ele deve separar? Primeiramente, separa-se a terumá para o cohen. A terumá pode ser 1/40, 1/50 ou 1/60. Supondo que o proprietário queira doar 1/50, que equivalem a 2 quilos.

100kg

- 2 (terumá)

= 98

Restam 98kg. Ele ainda tem que dar 1/10 de maasser ao levi. Um décimo de 98 = 9,8kg.

98kg

- 9,8 (maasser)

= 88,2

Disto, ainda tem que se dar 1/10 como maasser sheni (ou maasser ani).

88,2kg

- 8,82 (maasser sheni ou maasser ani)

= 79,38

Após separar a terumá e os maasrot, restam 79,38kg dos 100 kg originais. Será que ficamos incomodados por havermos dado tantos presentes? Não deveríamos, pois nossos sábios ensinam que ao dar maasser um judeu enriquece.

D'us prometeu ao povo judeu: "Se vocês derem maasser como mandei, Eu enviarei chuvas abundantes e abençoarei os frutos. Colherão tanto grão que ficarão ricos."

Como ficam terumot e maasrot atualmente?

Hoje em dia, um agricultor em Israel precisa separar terumá e maasser.

Um judeu não pode comer os frutos que nascem em Israel, a não ser que saiba que alguém confiável tenha separado terumá e maasser. Mesmo que um judeu viva fora de Israel, antes de comer produtos frescos ou enlatados, importados de Israel, deve certificar-se de que terumá e maasrot foram corretamente separados.

 
top