Chucat
 
Três categorias de mitsvot Moshê e Aharon pecam em Águas de Discórdia
As leis da vaca vermelha Moshê envia mensageiros ao rei de Edom
Alusões acerca da mitsvá da Vaca Vermelha Aharon falece em Hor Hahar
Algumas leis de pureza ritual Amalec ataca o povo judeu
O passamento de Miriam e o desaparecimento do Poço de Miriam A guerra contra Sichon, rei dos emoreus
 
 
 
 
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Aharon falece em Hor Hahar

A Nuvem de Glória permaneceu durante diversos meses em Cadesh, na fronteira da terra de Edom. Então, essa levantou-se e dirigiu os judeus por um desvio contornando a terra de Edom. Ela descansou na frente da montanha Hor Hahar.

O nome Hor Hahar significa "montanha da montanha." Era na verdade um monte sobre o topo de outro, parecendo uma pequena maçã no topo de uma grande.

Geralmente, a Nuvem de Glória aplainava todas as colinas e montanhas no deserto, de modo que o povo judeu pudesse viajar num caminho suave e sem obstáculos. No entanto, D'us deixou três montanhas de pé:

• O Monte Sinai, para a outorga da Torá.

• O monte Nevô, para ser o local do túmulo de Moshê.

• Hor Hahar, para se tornar o local do enterro de Aharon.

D'us preservou essas montanhas também como um lembrete de que haviam muitas montanhas parecidas no deserto. Os judeus então apreciariam a bondade que o Todo Poderoso fez em prol deles ao nivelar as montanhas.

Ao chegarem a Hor Hahar, D'us anunciou a Moshê: "Aharon se unirá a seu povo. Sua alma se juntará a de outros tsadikim no Mundo Vindouro.

"Informe gentilmente a Aharon que está prestes a partir deste mundo, pois pecou nas Águas de Discórdia. Seu filho Elazar o sucederá como Sumo-sacerdote. Alguém que deixa um filho que toma seu lugar é considerado como se não tivesse falecido."

Ao receber as ordens de D'us, Moshê suplicou: "Mestre do Universo! Aharon não pode ficar vivo no lado leste do Jordão?"

"Impossível," replicou o Todo Poderoso. "O fato dele ficar vivo impede os judeus de entrarem na Terra. Você deseja que ele viva a este custo?"

Moshê ainda continuou a rezar: "Mestre do Universo," implorou ao Todo Poderoso, "Como posso dizer a meu irmão: 'Sua hora chegou?'"

D'us replicou: "É uma honra para ele ser informado por ninguém mais a não ser você. Diga-lhe: 'Quão afortunado você é, pois eu e seus filhos lhe assistimos em seus últimos momentos. (Quem cuidará de mim [Moshê] quando estiver prestes a morrer?) Além disso, seu filho tomará seu lugar (e o meu não)."

"Mais que isso, Aharon não morrerá através do Anjo da morte. Quando Aharon arriscou sua vida queimando incenso no meio do povo a fim de deter a praga, Eu decretei que o Anjo da Morte não terá poder sobre ele. Eu Mesmo recolherei sua alma."

Ao perceber que o decreto de D'us era irrevogável, Moshê obedeceu sem demora.

Na manhã seguinte, ele rendeu honras públicas a Aharon. Em vez de andar até o Tabernáculo na formação usual - Aharon à direita, Elazar à esquerda, os líderes flanqueando-os pelos dois lados, e o povo entre eles - Moshê disse a Aharon que andasse no centro, onde em geral Moshê anda.

O povo estranhou o porquê de Aharon receber honra especial. Supuseram que Aharon recebera profecia em vez de Moshê.

Quando o cortejo chegou ao Tabernáculo. Aharon quis entrar para realizar o Serviço matinal diário.

"Espere," disse Moshê. "D'us ordenou que você não realize o Serviço hoje."

"O que Ele ordenou?" - perguntou Aharon.

"Subamos ao Hor Hahar, e eu lhe direi," retrucou Moshê.

Ao sopé da montanha, Moshê ordenou aos nessiim (líderes das tribos) que esperassem. Apenas ele, Aharon e Elazar subiram.

Aharon indagou novamente: "O que D'us ordenou?"

"Meu irmão," introduziu Moshê o assunto cuidadosamente, "você está consciente de guardar um depósito que o Todo Poderoso pode querer de volta?"

"Meu irmão Moshê," replicou Aharon, "O Tabernáculo inteiro e seus utensílios sagrados estão sob minha responsabilidade. Será que falhei no Serviço?"

Moshê tentou uma aproximação mais direta: "O Todo Poderoso confiou-lhe uma luz?" - perguntou a Aharon.

"Não apenas uma," replicou Aharon, "Todas as sete luzes da Menorá são de minha responsabilidade."

"Isto não é o que quero dizer," disse Moshê. "Talvez Ele confiou-lhe algo que se parece com luz?"

"A alma do homem é a vela de D'us." (Mishlê 20:7), replicou Aharon. "Você está insinuando que a hora de meu passamento chegou?"

"Sim," disse Moshê, colocando a mão no coração e gritando: "Meu coração dói e sofre dentro de mim, e o temor da morte caiu sobre mim." (Tehilim 55:5).

No topo da montanha uma caverna estava preparada, e nela uma cama e uma vela acesa.

D'us instruiu Moshê: "Transfira os trajes sacerdotais de Aharon a seu filho Elazar, que o sucederá como Sumo-sacerdote." Quando Moshê ouviu a ordem, não sabia como agir. É proibido vestir o Sumo-sacerdote em qualquer outra seqüência a não ser a prescrita: primeiro, as roupas de baixo; e depois as outras. A fim de vestir Elazar na ordem correta, deveria despir Aharon de todas as suas roupas, inclusive as de baixo.

"Não tema," disse D'us a Moshê, "Faça, e Eu farei minha parte."

Os milagres que D'us realizou para Aharon quando este estava prestes a falecer foram maiores que os da vida inteira de Aharon. Toda vez que Moshê removia uma das túnicas sacerdotais de Aharon, encontrava-o vestido por baixo com um traje Celestial correspondente, de maneira que o corpo de Aharon nunca ficou nu. Depois que Moshê despiu todos os oito trajes sacerdotais, Aharon vestia oito trajes Celestiais correspondentes.

Então Moshê disse a Aharon: "Deite-se no divã!" Aharon assim o fez.

"Feche os olhos," ordenou Moshê. Aharon fechou-os.

"Estique as pernas!" - mandou Moshê. Aharon obedeceu.

A Shechiná desceu, e a alma de Aharon foi atraída em sua direção com alegria e júbilo, retornando lentamente a sua origem.

Sendo que a partida da alma através de "um beijo Divino" é um espetáculo sagrado e solene, a alma de Aharon partiu isolada numa caverna. Ninguém, exceto Moshê e Elazar podiam observar a grande cena.

Moshê exclamou: "Quão afortunada é a pessoa que falece desta maneira!"

Mais tarde, D'us concedeu o desejo de Moshê, de experimentar esta morte.

O Anjo da Morte não teve poder sobre seis tsadikim, cujo passamento deu-se através de "um beijo Divino":

• Avraham

• Yitschac

• Yaacov

• Moshê

• Aharon

• Miriam


O Todo Poderoso ordenou então a Moshê e Elazar: "Agora deixem a caverna." Assim que saíram, a entrada se fechou.

Quando Moshê e Elazar retornaram, o povo não conseguia compreender o que acontecera. Viram três pessoas ascenderem à montanha, e agora só duas estão descendo.

Todos os tipos de rumores e desconfianças acerca do destino de Aharon foram levantadas.

"Onde está Aharon?" - inquiriram Moshê.

"Ele faleceu," respondeu Moshê.

Esta afirmação encontrou descrença total. O povo disse ameaçadoramente a Moshê: "Não nos diga que o Anjo da morte tinha poder sobre Aharon, que o controlou e impediu-o de matar os judeus! Traga Aharon de volta imediatamente, ou o apedrejaremos!"

"Conhecemos seu caráter irascível. Aharon deve ter dito ou feito algo que você considera pecaminoso, e você decretou-lhe pena de morte!"

A falsa suspeita lançada sobre Moshê invocou o castigo do Céu. Imediatamente depois, os judeus foram atacados por Amalec.

Moshê orou a D'us para ficar livre de suspeitas.

O Todo Poderoso ordenou aos anjos que trouxessem o caixão de Aharon e mostrassem-no ao povo. Tiveram uma visão do caixão de Aharon flutuando no ar. Por conseguinte, aceitaram sua morte.

O luto por Aharon foi pesado. Durou trinta dias e incluiu todos os membros da nação; homens, mulheres e crianças.

Os céus também se enlutaram. D'us e Suas Hostes Celestiais fizeram sua elegia, proclamando: "A Torá da Verdade estava em sua boca, e a iniqüidade não se encontrava em seus lábios; ele andou Comigo em paz e retidão. Pois os lábios do cohen [Aharon] guardavam conhecimento e eles buscavam Torá de sua boca, pois era como um anjo do Eterno das Hostes." (Malachi 2:6-7).

Por que Aharon foi tão vastamente pranteado?

Aharon gozava de enorme popularidade, pois amava a paz e perseguia a paz.

Enquanto andava através do Acampamento, cumprimentava qualquer judeu que via com um amplo sorriso e palavras calorosas, mesmo se a pessoa fosse um perverso. Imediatamente, qualquer pessoa que cometera, ou estava prestes a cometer um pecado, pensava: "Por que Aharon (o Sumo-sacerdote, o maior dignitário dos judeus) cumprimentou-me? Obviamente, pensa que sou um tsadic." Envergonhado por seu verdadeiro caráter não encaixar-se na imagem percebida por Aharon, a pessoa resolvia melhorar seus caminhos.

Sempre que Aharon ouvia que dois judeus discutiram, visitava um deles e dizia: "Sabe o quanto seu antigo amigo está arrependido de não se dar mais bem com você? Está sentado em casa, batendo no peito com o punho e rasgando as roupas de arrependimento, por causa da discórdia entre vocês dois, mas está envergonhado demais para lhe dizer!"

Aharon então visitava o outro amigo, dizendo-lhe as mesma coisas. Da próxima vez que se encontravam, abraçavam-se, beijavam-se e uniam-se novamente, reatando a amizade.

Se Aharon ouvisse acerca de uma rixa entre marido e mulher, não descansava enquanto não os tivesse reconciliado. Como Aharon resolvia desavenças entre marido e mulher? Caso ficasse sabendo que alguém brigara com a esposa e a expulsava de sua tenda, ia até ele e dizia: "Soube que você quer divorciar-se. Pense bem, talvez você não encontre uma melhor! Talvez sua futura esposa o fará lembrar constantemente que você foi o culpado, que você está sempre provocando brigas, como fazia com a primeira esposa. É melhor fazer as pazes e contentar-se com a situação." As palavras sinceras de Aharon tocavam profundamente o homem zangado e acalmavam seus sentimento de irritação.

Cada vez que Aharon fazia as pazes entre marido e mulher, o casal dava o nome de Aharon ao filho nascido após sua reconciliação. Foram esses meninos que renderam as maiores honras ao irmão de Moshê, que só nasceram porque Aharon conseguiu reunir seus pais. Oitenta mil crianças chamadas Aharon acompanharam o esquife de Aharon, que eles viram se movendo no céu.

Aharon faleceu com a idade de 123 anos, a primeiro de Av de 2488 (1312 AEC). Até o dia de hoje, ninguém conhece o local exato dos túmulos de Moshê e Aharon. O Próprio D'us juntou-os a Si.

 
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