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Algumas leis de pureza ritual Cada um dos seguintes grupos podem tornar-se impuros sob determinadas condições através de contato com pessoa ou animal que está impuro: Alimentos Líquidos Roupas e utensílios Uma pessoa judia Salientaremos as leis básicas de impureza dos grupos acima: Alimentos Um alimento pode-se tornar impuro apenas se as duas seguintes condições forem preenchidas: 1. Já não se nutre mais através de seus galhos ou raízes. 2. Foi anteriormente tocado por um dos seguintes sete líquidos: vinho, mel de abelhas, azeite de oliva, leite, orvalho, sangue ou água. Preenchidas essas duas condições, e se o alimento, mais tarde, tocar uma pessoa ou animal impuro (como uma carcaça de animal, ou carcaça de certos répteis), esse se torna igualmente impuro. Na época do Templo Sagrado, se a terumá (presentes de alimentos devidos ao cohen) ou chalá (pedaço da massa) ficasse impura, o cohen já não poderia comê-la. Havia pessoas que evitavam comer qualquer alimento impuro, quando possível, mesmo se não fosse consagrado, a fim de evitar erros, ou como um ato de santidade especial. Líquidos Se um líquido tocar numa pessoa ou carcaça de animal impuros, esse se torna impuro. Roupas e utensílios Roupas e utensílios ficam impuros se tocarem numa pessoa ou animal impuro. Utensílios de barro ou cerâmica, se o interior for tocado. Utensílios de metal ou madeira são purificados através de imersão na micvê. Utensílios de cerâmica não podem ser purificados. Uma pessoa Uma pessoa judia torna-se impura através das seguintes condições: 1. Através de contato; de carregar ou estar sob o mesmo teto que um morto; ou um órgão, membro ou corpo morto; ou em contato com utensílio que tocou um corpo humano morto. Uma pessoa que fica impura dessa forma é chamada de av hatumá, uma fonte de impureza. Fica impura por sete dias e, a fim de purificar-se, é aspergida com as águas da Vaca Vermelha no terceiro e sétimo dias; depois, imerge no micvê. 2. Alguém que tenha tido contato com av hatumá torna-se impuro, porém sua impureza é menos severa. Perdura até o anoitecer, e a pessoa purifica-se através de imersão no micvê. Esta pessoa é denominada de rishon letumá, um portador primário de impureza. |
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