10 de Av 5775 (porque 9 de Av cai no Shabat) – 25 (ao entardecer) a 26 de julho de 2015
  Calendário  
     
 

As regras a seguir aplicam-se todo ano no qual Tisha B'Av é observado no domingo – tenha caído originalmente no domingo ou se caiu no Shabat e o jejum foi adiado até a noite do sábado.

No Shabat, todas as exibições públicas de luto estão estritamente proibidas. Neste dia comemos, bebemos e nos alegramos como de costume – e até com mais intensidade.

Porém há duas exceções: a) Se o Shabat é realmente o 9 de Av, então relações conjugais estão proibidas.1 b ) Em todos os casos em que Tishá Be'Av é observado no domingo, é proibido estudar Torá começando com o meio-dia do Shabat (exceto aquelas seções da Torá que são permitidas de serem estudadas em Tisha B'Av). Assim, neste Shabat não recitamos o capítulo de Ética dos Pais como é costume em muitas comunidades nas tardes de Shabat no verão.

Não é feita a "refeição da separação" enlutada antes do jejum. Em vez disso, pouco antes do pôr-do-sol partilhamos uma suntuosa e alegre refeição pré-jejum. Deve-se tomar cuidado, porém, para que a refeição termine antes do pôr-do-sol.

Sentamo-nos em cadeiras de altura comum e usamos calçados normais até o cair da noite. Somente lavar-se, comer e beber estão proibidos a partir do pôr-do-sol.

A Havdalá é recitada na noite do domingo.2 Nas preces noturnas, é incluída a usual inserção de Atah Chonantanu do Shabat. A prece de Vihi No'am é omitida. Aqueles que não recitaram as preces noturnas devem dizer, antes de fazer qualquer atividade que seja proibida no Shabat: "Baruch hamavdil bein kodesh l'chol" (Bendito seja Aquele que separa entre o dia sagrado (do Shabat) e o mundano (dia da semana).

A certa altura da noite de sábado, acenda a vela Havdalá e recite a bênção adequada.

Sentamo-nos em cadeiras de altura comum e usamos calçados normais. Recite a Havdala na noite de domingo antes de comer – omitindo as bênçãos sobre o incenso e a vela. Se possível, o vinho ou suco de uva da Havdalá deve ser dado a uma criança – antes da idade de bar/bat mitsvá – para beber.

Se o Nove de Av cair no Shabat, neste caso o jejum é adiado até o dia Dez, e todas as restrições aplicáveis aos Nove Dias são observadas na noite posterior ao jejum, mas não se estendem até a manhã seguinte – o 11 de Av.


NOTAS

1. Isso é porque abster-se de relações não constitui uma exibição pública de luto. No entanto, ao contrário do próprio Tisha B'Av, quando todas as formas de intimidade são proibidas, neste Shabat somente são banidas relações conjugais. Esta proibição não se aplica se a noite da sexta-feira for noite de micvê.

2. Se houver uma pessoa doente que precise se alimentar durante o jejum, deve recitar a Havdalá antes de comer.

 
     
  Leis e Costumes  
     
 
Os nove dias
 
 
Véspera de Nove de Av
 
 
O jejum de Tishá BeAv
 
 

Echá (em português e transliterado)

 
 
As leis de Nove de Av
 
 
As três preces
 
 
O término do jejum
 
     
  História  
     
 
A destruição do Primeiro Templo Sagrado
 
 
A destruição do Segundo Templo Sagrado
 
 
A queda de Betar
 
 
A expulsão da Espanha
 
 
  O Templo  
     
 
O Templo Sagrado
 
 

Os Querubim

 
 
O Cotel
 
 

O Cotel ao vivo

 
     
  Reflexões  
     
 
Nosso dia mais triste
 
 
Intimidade em Chamas
 
 
Tempo de chorar
 
 
Lágrimas para o futuro
 
 
Por que a Galut?
 
 
O shabat da Visão
 
 
Quem construirá o Terceiro Templo Sagrado, o homem ou D'us?
 
 
Uma missão de "descida"
 
 
O mapa da vida