próximo artigo>>>
  A destruição do Primeiro Templo Sagrado  
     
indice
 

A destruição do Primeiro Bet Hamicdash (Templo Sagrado) ocorreu em Tish'á Beav (9 de Av), no ano 3338 (423 AEC).

O versículo declara (Melachim II 25:8): "No sétimo dia do quinto mês, no décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor (Nevuchadnetsar), rei da Babilônia, Nevuzaraden, o assassino, servo do rei da Babilônia, chegou a Jerusalém e queimou a Casa de D'us." Em Yirmiyahu, entretanto, encontramos (52:12): "E no quinto mês, no décimo dia, no décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor rei da Babilônia, Nevuzaraden, o assassino, chegou e postou-se perante o rei da Babilônia em Jerusalém."

Os Sábios ensinaram: Não se pode dizer que ele veio no sétimo, pois o outro versículo declara no décimo. E não se pode dizer no décimo, pois o outro versículo declara no sétimo. Como se pode reconciliar isso? No sétimo, os não-judeus entraram no Santuário e saquearam-no sétimo, oitavo e nono. No cair da noite atearam fogo e as chamas duraram o dia inteiro (o décimo), como o versículo (Yirmiyahu 6:4) declara: "Que infortúnio o nosso, pois o dia está terminando e as sombras da noite se aproximam." Isso é consistente com a opinião de Rabi Yochanan, que disse: "Se eu tivesse vivido naquela geração, teria estabelecido o dia [de luto] no décimo, pois a maior parte do Santuário foi queimada neste dia."

Os Sábios ensinaram: O mérito transpira num dia de mérito, enquanto que a destruição do Templo Sagrado transpira num dia de tragédia. Quando o Primeiro Templo Sagrado foi destruído, o dia era Tish'á Beav, um sábado à noite, no sétimo ano do ciclo shemitá. Foi durante a vigília de [família de] Yehoyariv, e os Levitas ficaram de pé em seus dais e cantaram. Qual foi a canção entoada? [Em vez da canção normal do dia, cantaram:] "Ele virou contra eles sua própria violência e, com seu próprio mal, Ele os liquidará" (Salmos 94:23). E antes que conseguissem concluir "Senhor, nosso D'us os liquidará" [a frase final do versículo], os não-judeus vieram e os capturaram. E o mesmo ocorreu com o Segundo [Templo Sagrado] (Talmud, Tratado Ta'anit 29a).

Quando o Templo Sagrado foi feito, sua construção foi acompanhada pela canção [como declara o versículo (ibid. 30:1)]: "Uma canção de louvor sobre a consagração da Casa por David." E quando ela foi destruída, houve também uma canção de acompanhamento, como diz o versículo (ibid. 89:1): "Uma canção por Asaf, Senhor, as nações vieram em Tua herança" (Yalcut Shimoni 843, Salmos).

Nossos Sábios ensinaram: Quando o Primeiro Templo Sagrado foi destruído, grupos de cohanim (sacerdotes) jovens reuniram-se com as chaves do Santuário nas mãos. Subiram ao telhado e declararam: Mestre do Universo! Como não merecemos ser guardiães de confiança, que as chaves sejam entregues novamente a Ti. Quando eles jogaram as chaves na direção do céu, uma mão emergiu e recebeu-as, e os cohanim então atiraram-se ao fogo (Ta'anit 29b).

     
top
   
     
próximo artigo>>>