<<<artigo anterior
  O término do jejum  
     
indice
  Costuma-se lavar as mãos à noite, quando termina Nove de Av, pois na manhã de Nove de Av, podia-se lavar apenas as pontas dos dedos. 

Como foi mencionado anteriormente, se Nove de Av cai num domingo, e como conseqüência a bênção Havdalá sobre o vinho não foi feita ao final do Shabat, é feita ao final de Nove de Av. Recitamos Havdalá sobre o vinho - embora seja costume abster-se de beber vinho até depois de meio-dia em dez de Av, pois a maior parte do Santuário foi na verdade destruída no dia dez. Ao fazer Havdalá, recitamos apenas as bênçãos sobre o vinho e Hamavdil. A bênção sobre a vela é omitida, pois foi pronunciada após o Shabat, e somente então é pertinente, pois o fogo foi criado no término de Shabat. A bênção sobre especiarias também é omitida, pois aquela bênção também é pertinente apenas ao final do Shabat, quando damos força à nossa alma que chora a perda da alma adicional que se vai com o Shabat.

O Kidush Levaná [a santificação da lua nova] é recitado imediatamente após Ma'ariv que se segue a Nove de Av. Entretanto, algumas pessoas não esperam até Nove de Av, e se apressam para cumprir sua mitsvá tão cedo dentro do mês quanto possível.

A pessoa deve se abster de comer carne. beber vinho, tomar banho ou cortar o cabelo até meio-dia de dez de Av. O Talmud menciona os Sábios, que jejuavam tanto em nove como em dez de Av. Entretanto, se Nove de Av cai numa quinta-feira - quando então o dez cairá numa sexta - a pessoa pode se lavar e cortar o cabelo pela manhã, em honra ao Shabat.

Se Nove de Av cair no Shabat, quando então o jejum é adiado até o dia dez, neste caso, embora não se possa comer carne, beber vinho ou recitar Shehecheyanu à noite após o jejum, pode-se fazê-lo imediatamente na manhã seguinte, sem ter de esperar até o meio-dia. A pessoa pode se lavar e cortar o cabelo na noite após o jejum.

     
top
   
  <<<artigo anterior