A Unidade do Povo Judeu
Shavuot celebra a Outorga da Torá no Monte Sinai. Isso foi realmente o começo de nossa identidade total como judeus, e todo o povo judeu estava presente.

Cinco etapas para o Sinai
Para estudar Torá, a pessoa deve engajar sua mente e maximizar sua coragem - algo que geralmente infla seu ego e aumenta o senso de auto-importância. Portanto, o exemplo de Moshê é citado como pré-requisito para o estudo adequado da sabedoria de D'us

Por que no Sinai?
Todos sabem que os Dez Mandamentos foram outorgados por D'us no Monte Sinai. Mas por que especialmente no Monte Sinai?

Fomos todos testemunhas
A base do judaísmo, ao contrário do que se pensa, não está em Avraham, Yitschac ou Yaacov (Abraão, Isaac e Jacó) ou nos reis David ou Salomão, mas num único acontecimento: a outorga da Torá, o alicerce sobre o qual tudo o mais foi erguido.

Suba a montanha
Em Shavuot, D'us Se revelou e deu a Torá à humanidade e Moshê subiu à montanha para receber as Tábuas da Lei; porém, logo quebrou-as. Mas as segundas Tábuas, que Moshê entalhou sozinho, foram permanentes.
A história de Ruth
Ruth, uma princesa moabita, imbuída de elevados ideais, não estava satisfeita com a idolatria de seu próprio povo e quando chegou a oportunidade, abriu mão do privilégio da realeza em sua terra, aceitando uma vida de pobreza entre um povo que ela admirava.

O Rei David
A festa de Shavuot é estreitamente ligada ao rei David, o salmista e pai da casa real, pois David nasceu e faleceu em Shavuot.

Tehilim - o Livro dos Salmos
Não foi como famoso guerreiro ou rei poderoso que David conquistou o eterno amor de nosso povo e mesmo o de todos os povos do mundo, mas sim como o autor do Tehilim, o Livro dos Salmos, a mais doce poesia de Israel.

Acdamot
No primeiro dia de Shavuot há um costume em muitas congregações, antes do início da leitura da Torá, de recitar uma liturgia em forma poética chamada Acdamot, que significa Introdução. Este poema é visto de maneira tão sagrada que, em algumas congregações é costume interromper a leitura da Torá após o primeiro versículo, para recitá-lo.

 
       
top