Fomos todos testemunhas

 

 

  <<<anterior  
próxima>>>
 
 

Em algum ponto da vida, muitos de nós já perguntaram: "O que fez o povo judeu sobreviver durante 2000 anos de perseguição, perambulando convicto de sua fé sem medir sacrifícios?"

A base do judaísmo, ao contrário do que se pensa, não está em Avraham, Yitschac ou Yaacov (Abraão, Isaac e Jacó) ou nos reis David ou Salomão, mas num único acontecimento: a outorga da Torá, o alicerce sobre o qual tudo o mais foi erguido.

Poderia haver prova melhor? Como saber se um fato histórico realmente ocorreu? Em outras palavras, por que não se duvida da História? Alguém conheceu Tiradentes? Como se sabe que um fato está acontecendo? Quantos já visitaram o Palácio do Planalto ou viram o presidente pessoalmente? É óbvio que existem fotos, mas não se pode confiar em imagens que podem ser bem manipuladas por computador.

A resposta a estas perguntas é óbvia. Sabemos que o Palácio do Planalto existe e que o presidente está lá, pois algumas pessoas o viram com seus próprios olhos. Quanto mais pessoas o vêem, mais razão se tem para acreditar que ele realmente existe.

Quanto mais pessoas viram e transmitiram uma informação, mais ela ganha credibilidade e peso

O mesmo acontece com a História. Sabemos que Tiradentes existiu, pois pessoas testemunharam tê-lo visto. Quanto mais pessoas viram e transmitiram uma informação, mais ela ganha credibilidade e peso.

O mesmo ocorre com a Outorga da Torá. É um fato que foi testemunhado por mais de três milhões de pessoas (600.000 homens entre vinte e sessenta anos, além de mulheres, crianças e homens abaixo de vinte e acima de sessenta anos). Isto dá plena credibilidade ao fato. Apesar do povo judeu ter se dispersado e vivido sob as mais variadas condições, nos quatro cantos do mundo, todos narraram a mesma história sem a mínima variação. Em outras palavras, a Outorga da Torá não é uma crença; é um fato histórico universalmente aceito.

Todos certamente têm o direito de acreditar no que quiser. É impossível questionar, provar ou desaprovar a fé, mas o fato da Outorga da Torá, com testemunhas in loco, é uma realidade. Temos razão para acreditar na existência dos Patriarcas e outros grandes da nossa história porque a Torá, de origem Divina, assim o diz. Pelo mesmo motivo, Maimônides afirma que cumprimos os mandamentos da Torá porque D'us a deu a Moshê no Monte Sinai.

A convicção que o povo judeu tem na validade da Torá não se origina da fé cega e sim, por haver razão para acreditar. Afinal, um número significativo assistiu ao acontecimento e isto não pode ser apagado da História. Ao contrário, é celebrado a cada comemoração de Shavuot e pode ser visto na prática através do exercício diário da prática das mitsvot (preceitos). É aqui que os mandamentos se transformam em realidade para todos que mantém este elo que é capaz de derrubar todas as fronteiras e manter a chama viva e sempre acesa, desde o Monte Sinai.

       
     
  <<<volta  
top