Por que no Sinai?

 

 

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Todos sabem que os Dez Mandamentos foram outorgados por D'us no Monte Sinai. Mas por que especialmente no Monte Sinai?

O Midrash nos afirma que o Monte Sinai não era a mais alta e a mais esplêndida das montanhas. Na verdade, é descrito como sendo a menos alta de todas as montanhas que poderiam ter sido escolhidas. Apesar disso, D'us escolheu o Sinai para a Outorga da Torá para ensinar-nos uma importante mensagem: dizer-nos que a humildade é um pré-requisito para o estudo de Torá.

A Torá vem de D'us. Ao ouvirmos uma instrução da Torá, precisamos da capacidade de ouvir. Esta é uma rara qualidade: geralmente nosso próprio ego intromete-se. Ouvimos nossas próprias idéias, não aquilo que a Torá está nos dizendo. A humildade está uma etapa além de nosso ego, um estado de espírito de ausência de egoísmo, que nos torna receptivos à Torá. Assim dizemos ao final da prece diária de Amidá: "Que minha alma seja como o pó - abre meu coração à Tua Torá."

Um comentário chassídico sobre esta idéia vai um passo além. Certamente, se a ênfase está na humildade, por que então escolher uma montanha? A mensagem não teria sido mais profundamente sentida se a Torá fosse entregue em uma planície, ou melhor ainda, num vale?

Este enigma é explicado assim: embora a humildade seja importante, há muitas ocasiões na vida judaica em que exige-se uma atitude mais enérgica e mais determinada. O sacrifício pessoal, perseverança em face ao ridículo ou ao desprezo, a prontidão de sofrer pelo judaísmo são reações muitas vezes necessárias.

É interessante que bem no início do Código da Lei Judaica esteja a afirmação: "Não fique constrangido por zombaria e ridículo." Se alguém vacilasse no cumprimento de uma lei judaica simplesmente devido à crítica zombeteira dos outros, logo não existiria mais muita observância das leis!

Portanto, duas qualidades são necessárias: humildade e força. A capacidade de ouvir, e também a firmeza de ser capaz de lutar contra a corrente. Ambas as qualidades estão expressas na imagem do Monte Sinai.

       
     
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