Tehilim - o Livro dos Salmos

 

 

  <<<anterior  
próxima>>>
 
 

Não foi como famoso guerreiro ou rei poderoso que David conquistou o eterno amor de nosso povo e mesmo o de todos os povos do mundo, mas sim como o autor do Tehilim, o Livro dos Salmos, a mais doce poesia de Israel.

Os salmos são hinos de louvor a D'us. Falam da grandeza de D'us, Sua bondade, de Seu poder e de Sua justiça. David abre seu coração nesses salmos e confessa sua mais sincera e pura confiança apenas em D'us. Muitos dos salmos são preces e súplicas a D'us, que o rei David orava em momentos de dificuldade. Alguns contêm bons conselhos, indicando o caminho da verdadeira felicidade através da virtude e do cumprimento dos mandamentos de D'us. Deste modo, eles refletem todos os incidentes que podem ocorrer na vida, tanto ao indivíduo quanto a nação judaica.

Na história do rei David, seu exílio, perseguições, lutas e eventual triunfo, o povo judeu encontrou um exemplo para sua própria vida. Não admira que o Livro dos Salmos, através dos tempos, serviu como uma infinita fonte de inspiração, coragem e esperança. Nem todos os salmos foram compostos pelo rei David. Alguns são de autoria de Adam, Shem, Avraham e Moshê. O rei David os compilou e adicionou aos seus salmos, os quais compôs por inspiração Divina.

O Livro dos Salmos está dividido em cinco partes, paralelas aos cinco livros de Moshê, e ainda subdividido em sete partes, uma para cada dia da semana, e ainda em 30 divisões, para cada dia do mês. Muitos judeus costumam dizer uma porção dos salmos a cada dia após as orações matinais, completando assim toda a seqüência no decorrer de uma semana, ou de um mês. Há também uma tradição de recitar diariamente o capítulo que corresponde a idade que a pessoa irá completar.

Clique aqui para acessar os Salmos

       
     
  <<<volta  
top