A Unidade do Povo Judeu

 

 

     
próxima>>>
   
 

A Festa de Shavuot está próxima. O que isso significa? Os prazeres do cheesecake? Ou o verdadeiro início do povo judeu...

Shavuot celebra a Outorga da Torá no Monte Sinai. Isso foi realmente o começo de nossa identidade total como judeus, e todo o povo judeu estava presente. Obviamente, todos os indivíduos que vivos àquela época estavam lá. Quem perderia este evento fenomenal? Mas também, dizem-nos os rabinos, as almas de todos os judeus que ainda nasceriam, incluindo todos os futuros convertidos ao Judaísmo, estavam presentes.

A Outorga da Torá é a expressão de um vínculo que une todos os judeus que jamais viveram ou estão por viver. Por esta razão, aqueles que existiram ao tempo de Moshê foram inspirados por uma atmosfera de paz, unidade e amor fraterno assim que chegaram à região do Sinai. Esta foi a preparação para a Outorga da Torá, alguns dias mais tarde.

O Zôhar afirma: "D'us, o povo judeu e a Torá são um". A Torá é o elo. Isso significa que a partir do Sinai, cada pensamento, palavra ou ação em cumprimento da Torá é tanto uma conexão com D'us como um vínculo com todos os outros judeus. A cada vez que cumprimos uma mitsvá (mandamento) estamos portanto unindo-nos ao Criador e também expressando a unidade interior e eterna do povo judeu.

       
     
  <<<volta