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Os judeus e a conquista da Êrets Yisrael
"Embora D’us tivesse falado que traria apenas a próxima
geração a Terra Prometida, alguns entre vocês disseram:
‘Não queremos esperar. Queremos entrar em Êrets Yisrael
agora! Pecamos quando nos recusamos a lutar contra os canaanitas. Agora
compensaremos por isto.’
"Vocês prepararam suas espadas, e estavam prontos a escalar
a montanha na fronteira de Êrets Yisrael. Mas D’us advertiu:
‘Diga-lhes para não escalar! Não estou com eles! Serão
derrotados!’ Mas vocês não deram ouvidos e mesmo assim
foram para a batalha. Os emorim, que viviam na montanha, perseguiram e
feriram vocês. Então aconteceu um milagre: qualquer emori
que tocasse em vocês morria instantaneamente. Isto demonstrou como
D’us controlava a situação."
Benê Yisrael não conquistaram três nações
Benê Yisrael estavam proibidos de conquistar três nações
que faziam fronteira com Êrets Yisrael. As três nações
eram:
1 – Seir, onde os descendentes de Essav viviam. Um outro nome para
este país é "Edom";
2 – Moav;
3 – Amon.
Por que Benê Yisrael foram proibidos de conquistá-los?
Benê Yisrael e Seir (Edom)
Moshê disse:
"Ao final de nossa caminhada, D’us nos ordenou rumar para o
norte, em direção a Êrets Yisrael, e passar pela terra
de Seir. D’us advertiu: ‘Os descendentes de Essav são
seus irmãos! Não os ataquem. Nem ao menos passem pela terra
deles sem permissão. Se quiserem alimentos ou água, paguem
por eles. Dei a terra de Seir a Essav até a era de Mashiach.’"
D’us não permitiu que os judeus conquistassem Seir porque
este país era a recompensa de Essav por honrar seu pai, Yitschac.
De que modo Essav se destacou por honrar seu pai?
Rabi Shimon ben Gamliel explicou:
"Quando servi meu pai, vestia roupas comuns. Quando estava pronto
para sair, me trocava e vestia roupas melhores. Quando Essav servia seu
pai, usava as melhores roupas. Considerava seu pai um rei. Aprendi com
Essav o quanto deve-se honrar os pais."
Para não dar a Essav um espaço no Mundo Vindouro, D’us
propositadamente concedeu a Essav a recompensa total por sua mitsvá
neste mundo.
Moshê continuou: "Enviamos mensageiros ao rei de Seir, pedindo-lhe
que nos deixasse passar através de seu país. Ele recusou.
Então, passamos ao redor do país de Seir."
Benê Yisrael e Moav
"Então nos aproximamos de Moav. Novamente, D’us advertiu:
‘Não podem conquistar Moav. Eu o dei aos descendentes de
Lot até a era de Mashiach.’
Mesmo assim, D’us nos permitiu recolher os despojos deles. Foram
eles que haviam contratado o mágico Bil’am para nos amaldiçoar
e enviaram as suas filhas para nos fazer pecar (Parashat Balac)."
Por que D’us ordenou aos judeus que não atacassem Moav?
D’us previu que uma mulher notável nasceria em Moav. Tornar-se-ia
judia, desposaria Boaz e seria mais tarde a avó do Rei David. Por
causa dela, o povo de Moav não foi destruído.
"Enviamos mensageiros ao rei de Moav, pedindo permissão para
passar pelas suas terras. Mas ele também recusou, e então
viajamos ao redor de Moav."
Benê Yisrael e Amon
"Quando nos aproximamos de Amon, D’us ordenou: ‘Benê
Yisrael não podem lutar com os amonim. Nem ao menos lhes será
permitido recolher os despojos deles. São descendentes de Lot,
e receberam o país até que chegue a era de Mashiach.’"
Por que Amon foi poupado?
D’us previu que do povo de Amon nasceria uma mulher importante:
Na’ama. Ela se tornaria judia e seria a mulher do Rei Shelomô.
Seu filho, Rechavam, seria coroado rei após a morte de Shelomô.
Há uma outra razão pela qual D’us proibiu a conquista
de Moav e Amon:
D’us poupou-os como recompensa pelo silêncio de Lot. Qual
foi o mérito de Lot?
No livro de Bereshit, na parashá de Lech Lechá a Torá
nos relata o seguinte: Quando Avraham viajou ao Egito, fingiu que Sara
era sua irmã. Lot, o sobrinho de Avraham, os acompanhou nesta viagem
e sabia a verdade: Sara era a esposa de Avraham! Ele podia ter contado
ao Faraó que Sara era a mulher de Avraham. O que poderia acontecer
a Avraham? O Faraó o teria matado para ficar com Sara. Quando Lot
ficou em silêncio, salvou a vida de Avraham. Como recompensa, D’us
poupou as vidas de seus descendentes, os moavim e amonim.
Por que Moshê lembrou aos judeus que D’us havia proibido a
conquista de Seir, Amon e Moav?
Benê Yisrael poderiam perguntar um dia: "Será que o
exército de Moshê era muito fraco para derrotar aquelas nações?"
Moshê deixou claro: "Embora D’us tivesse prometido a
Avraham que vocês conquistariam dez nações, Ele está
dando a vocês agora apenas sete nações. As outras
três – Seir, Amon e Moav – serão dadas a vocês
apenas na era de Mashiach. Não porque sejam muito fracos para sobrepujá-los,
mas porque D’us assim o ordenou. Ele está esperando o momento
certo para entregar estas três nações em suas mãos."
Benê Yisrael vencem Sichon e seu exército
Moshê continuou: "D’us não nos permitiu conquistar
Edom, Amon e Moav. Mas Ele deixou-nos conquistar a terra de Sichon, rei
dos emorim."
Os emorim tinham tentado impiedosamente aniquilar os judeus. Ordenaram
a seus soldados que se escondessem em cavernas na montanha, e atirassem
suas flechas em Benê Yisrael enquanto estes estivessem passando
por um estreito vale Emorita. Os judeus teriam sido destruídos
se não fosse pela ajuda de D’us (veja Parashat Chucat).
Moshê disse: "Enviei mensageiros a Sichon, pedindo: ‘Por
favor, deixe-nos passar por seu país! Se precisarmos de comida,
a compraremos de vocês.’
"Sichon recusou-se a nos deixar passar. Mesmo assim, senti que havia
agido corretamente em enviar-lhe mensageiros. Aprendi de D’us que
mesmo aos perversos deve-se dar uma chance."
"Sichon mobilizou ser exército. Deixou a capital e marchou
para atacar. Esta foi uma bondade especial de D’us. A capital de
Sichon estava tão bem guarnecida que teríamos tido problemas
em conquistá-la. Não tivemos que enfrentar diversos grupos
de soldados espalhados em locais diferentes. O exército estava
todo agrupado. Por isso, o capturamos rapidamente.
"Matamos Sichon, o poderoso gigante e seu filho. Desta maneira, conquistamos
a terra dos Emorim." |