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Moshê
reúne a nação
Benê Yisrael atingiram o final de seus quarenta anos no deserto.
Todos os homens da geração de Moshê haviam morrido,
e seus filhos agora eram adultos. Acamparam nas planícies de Moav.
Esta era a última parada antes de Êrets Yisrael.
Aharon e Miriam não eram mais vivos. Apenas Moshê sobrevivera:
tinha 120 anos de idade. Mas parecia um homem jovem! Suas faces não
eram encovadas, e não era enrugado. Seu rosto brilhava com os raios
da Shechiná. Era forte e caminhava com os passos largos de um homem
jovem.
Porém, Moshê estava ciente de que não cruzaria o Rio
Jordão e não entraria em Êrets Yisrael. "Preciso
falar com Benê Yisrael pela última vez," pensou ele.
"Repetirei a eles a Torá e as mitsvot, para me certificar
de que as aprenderam bem. Também os ensinarei novas mitsvot que
ainda não aprenderam."
"Primeiro discutirei os pecados que seus pais cometeram no deserto.
Isto os ajudará a fazer teshuvá e evitar transgressões
similares. Sabendo que logo morrerei, certamente eles me darão
ouvidos."
A primeiro de Shevat, em 2.488 (trinta e seis dias antes de sua morte),
Moshê anunciou: "Todo o Povo de Israel deve se reunir e escutar
minhas palavras!"
Por que Moshê desejava que cada judeu ouvisse seu discurso? Ele
pensou: "Se alguém estiver ausente agora e mais tarde ouvir
minhas palavras repetidas através de outros, poderá discordar
de algumas partes. Isso de forma alguma deve acontecer! Deixe que todos
estejam presentes agora e ouçam o que tenho a dizer. Se alguém
achar que estou errado, poderá falar agora e esclarecerei minhas
palavras!"
É difícil imaginar isto, mas o último discurso de
Moshê durou trinta e seis dias! A cada dia, Benê Yisrael se
reunia e escutava as palavras de Moshê e seus ensinamentos. Todo
o Livro de Devarim é o discurso de Moshê!
Moshê começa a falar
A voz de Moshê não era alta o suficiente para atingir 600.000
pessoas, mas ocorreu um milagre, e ele pôde ser ouvido por todos
os judeus presentes.
Moshê Rabênu começou: "Falarei a vocês sobre
seus pecados no deserto. Devem entender que a única razão
pela qual lembro estes episódios é porque eu os amo. Quero
ajudá-los a refinar-se e a fazer teshuvá."
"Um mês depois de começarmos a viajar no deserto, a
massa que trouxemos do Egito acabou. Vocês se queixaram: ‘No
Egito sempre tínhamos bastante para comer. Morreremos todos de
fome! Queremos pão e carne!’
"Embora reclamassem ao invés de confiar em D’us, Ele
foi misericordioso. Fez cair o maná do céu e também
forneceu carne fazendo cair pássaros. D’us fez o maná
cair diariamente por quarenta anos."
O povo ouviu estas palavras. Pensaram: "Como Moshê tem razão!
Não confiamos em D’us. Em vez de reclamar, deveríamos
ter tido fé. No futuro não mais reclamaremos, mesmo se as
coisas ficarem difíceis."
Moshê esperou. Alguém iria discutir? Alguém o contradiria?
Mas todo o Povo de Israel permaneceu em silêncio. Concordaram com
Moshê e fizeram teshuvá.
Isto é verdadeiramente espantoso. Se nós tivéssemos
estado lá, certamente teríamos feito uma objeção:
"Moshê, não reclamamos pela falta de comida. Nossos
pais o fizeram!"
O pecado mencionado por Moshê havia acontecido quarenta anos antes,
no início da caminhada pelo deserto. Naquela época, a geração
que agora escutava Moshê ainda não havia nascido ou então
eram criancinhas.
Mesmo assim, ninguém falou: "Não somos culpados!"
Isto demonstra que a nova geração era de verdadeiros tsadikim.
Grandes tsadikim aceitam a responsabilidade até pelos erros de
seus pais, como se fossem os seus próprios. O povo estava envergonhado
e fez teshuvá pelas falhas dos pais.
Moshê continuou: "Lembram-se do que aconteceu nas planícies
de Moav?"
Benê Yisrael curvou a cabeça, sentindo vergonha. Lembraram-se
do pecado em Chitim, nas planícies de Moav, apenas uns poucos meses
antes. Na maioria, apenas os membros da tribo Shimon havia pecado com
as filhas de Moav. Haviam também servido ao ídolo Ba’al
Peor. Os pecadores foram condenados por Moshê, e uma praga havia
irrompido. Esta cessou apenas após Pinechás matar Zimri
e rezar a D’us.Os ouvintes fizeram teshuvá por isto, também,
embora não tivessem participado, e os verdadeiros culpados já
tivessem morrido.
Novamente, foi ouvida a voz de Moshê:
"Como vocês se comportaram nas praias do Mar Vermelho, quando
viram o exército do Faraó se aproximando de nós?
Entraram em pânico! Alguns de vocês gritaram de medo: ‘Se
ao menos tivéssemos morrido no Egito, ao invés de sermos
mortos aqui pelo exército do Faraó!’
"Mesmo depois que D’us afogou o exército do Faraó,
vocês não confiaram n’Ele. Pensaram que os egípcios
tinham escapado do Mar Vermelho assim como vocês! Para provar que
estavam errados, D’us ordenou que o mar jogasse os corpos dos egípcios
nas praias. Apenas então acreditaram no milagre."
Novamente, Benê Yisrael concorda com Moshê e aceita os erros
dos pais como se fossem seus.
Moshê continuou. "E recentemente – após a morte
de Aharon – vocês reclamaram sobre o maná! D’us
disse-lhes que deveriam se aprofundar no deserto, à terra de Edom.
Vocês objetaram: ‘De volta ao deserto outra vez? Estamos fartos
de sempre comer maná.’"
Uma vez mais, os ouvintes aceitaram as duras palavras de Moshê.
Esta era de fato uma geração notável! Ninguém
gritou: "Pessoalmente, não tenho culpa!"
Moshê ainda não terminara com a lista dos erros: "Todos
se lembram do que aconteceu no deserto de Paran! Vocês enviaram
espiões! Mais tarde, quando se aproximaram de Chatserot, Côrach
se rebelou!"
Finalmente, Moshê falou sobre o pecado mais grave de todos: o bezerro
de ouro.
"Vocês estavam ricos com ouro quando saíram do Egito!"
Moshê disse: "Porém, usaram-no para fazer um bezerro
de ouro. Ao invés de terem sido destruídos, D’us ordenou
que construíssem um Mishcan e perdoou-os pelo mérito do
Mishcan."
Novamente, Benê Yisrael aceita a admoestação de Moshê.
Fizeram teshuvá pelo pecado do bezerro de ouro.
O quê a Torá nos diz sobre estas falhas
Se você abrir o Livro da Torá nesta parashá e tentar
encontrar o discurso de Moshê, ficará surpreso. Não
está lá!
Tudo que se pode encontrar na Torá são estas poucas palavras:
"Moshê falou a Benê Yisrael sobre o que aconteceu nas
planícies de Moav, no Mar Vermelho, no deserto"... E assim
por diante. A Torá apenas menciona o nome de cada local onde um
pecado aconteceu. Por que não há mais detalhes?
D’us queria poupar o povo judeu da vergonha de ter um grande número
de falhas enumeradas no início de um novo Livro da Torá.
Por consideração para com os judeus, a Torá Escrita
apenas dá indícios do discurso de Moshê. |