Vayetsê
 
Yaacov viaja para Charan As mulheres de Yaacov dão à luz onze filhos
Yaacov adormece no monte de Moriyá e tem um sonho profético O significado dos nomes dos filhos de Yaacov
Yaacov encontra Rachel junto ao poço Lavan tenta enganar em seu pagamento
O encontro de Yaacov com Rachel Yaacov foge da casa de Lavan
Yaacov pede a mão de Rachel e recebe Lea
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

O significado dos nomes dos filhos de Yaacov

REUVEN - Lea afirmou: "D'us viu minha aflição, pois agora meu marido me amará." (Reuven deriva da palavra reê / ver).

SHIMON - Lea disse: "D'us ouviu que sou odiada, e assim também me deu este." (O nome Shimon deriva do radical shamá / ouviu.)

Quando o terceiro filho de Lea nasceu, uma voz celestial é que proclamou: "O nome dele será LEVI!". Levi significa: "Seus descendentes serão premiados por D'us com os vinte e quatro presentes do sacerdócio!" Lea, porém, explicou o nome como significando: "Agora meu marido ligar-se-á a mim." (Levi é aqui derivado de liva / ligado.)

YEHUDÁ - Quando Lea deu à luz a seu quarto filho, exclamou: "Agora devo louvar D'us!" Sabia que Yaacov geraria doze tribos. Acreditava que cada uma das quatro esposas tinha uma cota equivalente, e lhe daria três filhos. "Agora, contudo, D'us me deu um quarto filho, o que é mais que minha cota!" Assim, ela chamou-o de Yehudá, que demonstra gratidão: "Agora louvarei e agradecerei D'us!" (Yehudá vem do radical hodaá / agradecimento.)

DAN - filho de Bil'há recebeu seu nome de Rachel, que afirmou: "D'us julgou-me (dan significa julgar) e achou que não sou merecedora de filhos; porém agora Ele ouviu-me e deu-me um filho através de minha criada!"

NAFTALI - filho de Bil'há também recebeu seu nome de Rachel, que disse: "Ofereci preces a D'us (Naftali vem do radical tefilá / prece), que agradaram-No. Minhas orações foram aceitas e respondidas como as de minha irmã." Rachel proclamou que foi agraciada com este filho (através de Bil'há) por causa de suas preces constantes.

GAD - filho de Zilpá, foi chamado assim por Lea, que afirmou: "Boa sorte veio ao mundo!" (gad significa mazal, sorte). Ela viu profeticamente que Gad terá êxito em assuntos bélicos, e assim ajudaria a todas as outras tribos.

Zilpá deu à luz a mais um filho que recebeu o nome ASHER, pois Lea exclamou: "Afortunado é aquele que tem um filho como este!" (Asher vem da raiz ashrê / afortunado).

Apesar de todas as matriarcas terem vivido em prol da construção das tribos de Israel, Lea demonstrou uma vontade grande para contribuir com seu máximo e empenhou-se em aumentar o número de filhos a nascerem dela. Como recompensa, D'us deu-lhe mais dois filhos.

YISSACHAR - cujo nome significa: "D'us recompensou-me por Ter dado minha criada a meu marido." (Yissachar vem de sachar / recompensa) e ZEVULUN, que significa: "De agora em diante, o lar de meu marido será comigo, uma vez que tenho tantos filhos quanto as outras esposas juntas!" (Zevulun deriva de zevul / local de moradia.)

 
top