Vayetsê
 
Yaacov viaja para Charan As mulheres de Yaacov dão à luz onze filhos
Yaacov adormece no monte de Moriyá e tem um sonho profético O significado dos nomes dos filhos de Yaacov
Yaacov encontra Rachel junto ao poço Lavan tenta enganar em seu pagamento
O encontro de Yaacov com Rachel Yaacov foge da casa de Lavan
Yaacov pede a mão de Rachel e recebe Lea
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

As mulheres de Yaacov dão à luz onze filhos

Assim que Lea casou-se com Yaacov, D'us imediatamente deu-lhe filhos, mas Rachel teve que esperar sete anos pelo seu primeiro filho.

Lea deu à luz quatro filhos homens, um após o outro: Reuven, Shimon, Levi e Yehudá. Enquanto isso, Rachel estava muito preocupada por não ter filhos.

Rachel pensou: "Por que minha irmã dá à luz, enquanto eu, não tenho filhos? Deve ser porque ela é mais virtuosa que eu!"

Disse a Yaacov: "Dê-me filhos, ou morrerei!"

Yaacov repreendeu-a: "Sua afirmação não é verdadeira. Mesmo que você tenha filhos, não obstante um dia morrerá."

Rachel respondeu: "Referia-me à morte espiritual. A não ser que tenha filhos seus e ajude a construir a nação judaica, perderei minha porção no mundo vindouro! Reze por mim!"

Yaacov zangou-se com suas palavras e respondeu: "Acaso estou no lugar de D'us, que negou-lhe filhos? Por que você me pede para rezar? Reze a D'us você mesma! Tenho filhos. É a você que D'us os negou!"

D'us não concordou com a resposta de Yaacov e o censurou: "É esta a maneira apropriada de falar com uma mulher estéril angustiada?"

Rachel argumentou: "Seu avô Avraham, apesar de já ter um filho de outra mulher, Hagar, rezou para que Sara fosse abençoada com filhos!"

"É verdade. Mas você faria o que minha avó Sara fez? Traria outra mulher para dentro de casa?"

"Concordo em dar-te minha criada Bil'há como esposa, se eu for abençoada com filhos em mérito deste ato."

Bil'há era filha de Lavan com uma concubina. Quando Yaacov casou-se com Lea e Rachel, Lavan deu-lhe também outras duas filhas suas para servirem-nas. Para Rachel, deu Bil'há, sua filha mais velha; e para Lea deu Zilpá, sua filha mais nova. Todas as quatro, Lea, Rachel, Bil'há e Zilpá eram irmãs.

Yaacov aceitou a idéia de Rachel. Libertou Bil'há de seu status de criada, concedendo-lhe pleno status de uma esposa, e então casou-se com ela.

Bil'há deu à luz dois filhos, um após o outro, Dan e Naftali.

Quando Lea viu que ela não teve mais filhos, pediu a Yaacov que se casasse com Zilpá, a quem Lavan tinha lhe dado como criada.

Zilpá deu à luz dois filhos, um após o outro, Gad e Asher.

Depois do nascimento de Asher, Lea teve mais três filhos, um após o outro, Yissachar e Zevulun, e uma menina, Dina.

Quando Lea estava grávida do sétimo filho, orou a D'us: "Mestre do Universo! Sei que doze tribos nascerão de Yaacov. Já tenho seis filhos, Bil'há e Zilpá deram à luz quatro. Se esta criança for um menino, a porção de minha irmã Rachel na nação judaica será de apenas um filho, menos que a cota das criadas!" Em conseqüência de sua prece, D'us mudou o sexo da criança que ela carregava de masculino para feminino. Ao nascer-lhe uma filha, Lea chamou-a de Dina, aludindo ao fato de que ela pronunciara julgamento sobre si mesma, e decidira que esta criança deveria ser uma menina. (Dina vem de din, julgamento.)

Rachel implorara persistentemente a D'us para que lhe conceda um filho, desde que Yaacov censurou-a. Yaacov, Lea, Bil'há e Zilpá uniram-se a ela em suas preces. Em Rosh Hashaná, o Dia da Lembrança, quando D'us examina os registros de cada ser humano, D'us julgou Rachel e decretou que era merecedora de ter um filho.

Quando este nasceu, Rachel afirmou: "D'us removeu minha desgraça. Até agora, as pessoas insultavam-me, dizendo: 'Se ela fosse realmente virtuosa, teria filhos!'". Chamou-o de Yossef, pois sabia, através de profecia, que mais um filho nasceria, para completar o número de tribos. Portanto, exclamou: "Possa o último a ser acrescido nascer de mim!' (Yossef vem do radical hossif / acrescentar.)

Na próxima parashá, Rachel terá mais um filho, que se chamará Binyamin.

As mães das doze tribos

Lea: Reuven, Shimon, Levi, Yehudá, Yissachar, Zevulun e Dina.

Rachel: Yossef e Binyamin

Bil'ha: Dan e Naftali

Zilpá: Gad e Asher

 
top