Vayetsê
 
Yaacov viaja para Charan As mulheres de Yaacov dão à luz onze filhos
Yaacov adormece no monte de Moriyá e tem um sonho profético O significado dos nomes dos filhos de Yaacov
Yaacov encontra Rachel junto ao poço Lavan tenta enganar em seu pagamento
O encontro de Yaacov com Rachel Yaacov foge da casa de Lavan
Yaacov pede a mão de Rachel e recebe Lea
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

O encontro de Yaacov com Rachel

Yaacov aproximou-se do poço para ajudar sua prima Rachel a dar de beber às ovelhas. Mas o poço estava coberto por aquela rocha enorme. Yaacov não pediu ajuda a ninguém. Apesar de estar cansado pela viagem e fraco por ter estudado na yeshivá de Êver durante catorze anos, sua força era maior do que a de todos os pastores juntos. Rolou a enorme pedra, sozinho, com a mesma facilidade com que alguém retira a tampa de uma garrafa. Imediatamente, a água do poço aflorou e transbordou, irrigando todos os campos. A chegada de Yaacov trouxe bênção para a cidade.

Yaacov ajudou Rachel a dar água às ovelhas. Apresentou-se a ela dizendo: "Sou seu primo, minha mãe é irmã de seu pai."

Yaacov percebeu que o fato das águas do poço terem subido à tona era um sinal de D'us indicando que Ele enviou-lhe seu par.

Os pastores observaram como Yaacov (que consideravam um estrangeiro, não sabendo que era primo de Rachel) aproximou-se de Rachel e beijou-a.

Eles olharam fixamente, e admiraram-se: "Ele veio aqui para ensinar-nos imoralidade?" - escarneceram.

Yaacov chorou. Ficou magoado por ter sido falsamente acusado de pensamentos impuros com o beijo, que fora motivado exclusivamente por motivos espirituais, significando uma saudação a um parente. Ele chorou, contudo, também por uma razão mais profunda: porque naquele momento, o Ruach Hacôdesh, o espírito da profecia, pairou sobre Yaacov, e ele previu que Rachel morreria jovem, e não seria enterrada junto com ele. Além disso, Yaacov chorou porque chegara à casa de Lavan de mãos vazias. Lembrava-se muito bem de que Eliêzer trouxera dez camelos carregados de preciosos bens quando foi encontrar uma esposa para Yitschac. Yaacov temia que Lavan se recusasse a dar sua filha a um pobre, e portanto toda a viagem teria sido em vão.

Yaacov explicou a Rachel o propósito de sua vinda à casa de Lavan e perguntou-lhe: "Quer se tornar minha esposa?"

"Sim," respondeu Rachel, "mas meu pai Lavan enganará você. Todos sabem que ele é um trapaceiro. Tentará dar-lhe minha irmã mais velha, Lea, no meu lugar."

"Não se preocupe," tranquilizou-a Yaacov. "D'us me ajudará. Vamos agora combinar sinais que você transmitirá quando eu lhe pedir uma prova de que é Rachel." E ele lhe disse algumas coisas que somente ela saberia. Yaacov ensinou a Rachel, para que utilizassem como sinais, as três mitsvot que pertencem especificamente às mulheres: separar uma porção da massa (chalá), pureza familiar e acender as velas de Shabat.

Rachel correu para casa e informou seu pai Lavan. "Um primo nosso que é neto de Avraham chegou."

Lavan era um homem malvado. Pensou: "A família de Avraham é muito rica. Este primo certamente deve ter trazido objetos muito valiosos. Deve ter ouro, prata e pérolas. Vou tomá-los dele."

Lavan correu para fora. Ao ver Yaacov parado junto ao poço, perguntou a si mesmo: "Onde estão seus camelos e servos? Por que está aqui sozinho? Bem, provavelmente tem pilhas de ouro e prata em seu cinturão."

Lavan abraçou Yaacov, fazendo crer que estava muito contente com a chegada de seu parente. Mas, sem que Yaacov percebesse, secretamente, apalpou com a ponta dos dedos para ver quanto dinheiro Yaacov levava no cinturão por debaixo da roupa. Mas não conseguiu achar nenhum cinturão com dinheiro.

"Como pode ser?" - pensou Lavan. "Onde ele guarda o dinheiro? Talvez esteja escondendo pedras preciosas na boca?"

Lavan beijou Yaacov como demonstração de amizade. Na verdade, estava tentando sentir se Yaacov tinha alguma gema na boca. Mas a boca de Yaacov nada continha além de seus dentes e sua língua.

Yaacov explicou a Lavan:

"Saí de casa sozinho, sem servos ou camelos porque fugi de meu irmão Essav, que queria me matar. No caminho, o filho de Essav, Elifaz, correu atrás de mim e roubou todo meu dinheiro."

O mau e avarento Lavan ficou desapontado por Yaacov ser tão pobre. "Apesar de tudo, deixá-lo-ei ficar em minha casa por ser meu parente", disse ele.

O Midrash nos conta: Como Yaacov foi perseguido ao deixar Charan

Yaacov deixou Charan secretamente a fim de fugir de seu irmão Essav. Este, porém, escutou a notícia da partida de Yaacov. Ordenou a seu filho Elifaz que perseguisse e matasse Yaacov, por ter-lhe roubado as bênçãos.

Essav persuadiu Elifaz: "Meu filho, se você matar Yaacov, recuperará o direito da primogenitura!" Contudo, Elifaz hesitou e pediu a opinião de sua mãe Ada: "Meu filho," aconselhou-o, "não tente matar Yaacov. Ele é mais forte que você e o matará. Se seu perverso pai não temesse que Yaacov pudesse matá-lo, ele mesmo poderia persegui-lo, em vez de delegar-lhe essa missão!"

Ainda assim, Elifaz não ousava ignorar completamente as ordens do pai. Perseguiu Yaacov e atacou-o; porém não o matou. Uma vez que Elifaz crescera sob a tutela de seu avô Yitschac, não levantaria as mãos contra Yaacov. Em vez de matá-lo, roubou-o, despojando-o de todas suas posses. Isto porque um pobre é comparado a um morto. Ele até despiu Yaacov, deixando-o miserável e nu.

Yaacov imergiu no rio e clamou por D'us. Imediatamente, apareceu um cavaleiro. Galopando em seu corcel, queria atravessar o rio; mas caiu na água e afogou-se. Yaacov pegou as roupas do homem recém-falecido, lavou-as no rio e vestiu-as.

 
top