SHABAT

Shabat Passo a Passo

1 – Acendimento das velas.
A imagem de uma mulher judia acendendo suas velas de Shabat é um eterno símbolo do Judaísmo. Dezoito minutos antes do pôr-do-sol, acendemos as velas, introduzindo paz e harmonia no lar, infundindo a atmosfera com luz física e espiritual.

O acendimento das velas traz paz, calor e o brilho especial do Shabat ao lar. Acenda as velas antes do pôr-do-sol – verifique o horário no jornal, ou peça uma lista anual na sua sinagoga. Você pode comprar um pacote de velas brancas de Shabat em qualquer supermercado. Você precisa acender apenas uma, embora o costume seja acender duas.

2 – Serviço noturno.
As melodias das preces para Cabalá Shabat recebem o Shabat com profunda reverência e júbilo. Com freqüência começamos a dançar enquanto sentimos o espírito de união com nossos irmãos judeus num dia de repouso, santidade, boa comida e canções.

3 – Shalom Aleichem. Com todos reunidos à linda mesa do Shabat, cantamos "Shalom Aleichem". Esta canção saúda os anjos que acompanham a pessoa de casa até a sinagoga, quando buscamos sua "bênção" para um bom Shabat.

4 – Eishet Chayil. Há muitos significados nesta bela canção que louva a mulher judia, que é realizada e cuida de sua família, é bondosa com os pobres e necessitados, e temente a D'us. O Shabat também é comparado a uma noiva ou rainha, portanto a canção também louva o Shabat.

5 – Abençoar os filhos. Pouco antes do kidush, muitos pais abençoam os filhos para que tenham saúde e força para seguir o caminho de nossos sagrados ancestrais.

6 – Kidush.
Todos se levantam quando o líder segura um copo de vinho ou suco de uva para santificar o Shabat, lembrando que "em seis dias, D'us criou o céu e a terra – e no Shabat ele descansou."

Nossa semana é repleta de trabalho e criação, mas o Shabat é o dia de repouso e reflexão, "Kidush" literalmente significa fazer uma distinção, elevar algo físico e torná-lo espiritual. Ao recitar o kidush, elevamos não apenas o copo de vinho, mas também o próprio Shabat.

7 – Ablução. Lavamos as mãos para nos purificar antes de partir o pão. Primeiro retire os anéis, pois a água deve cobrir completamente as mãos, e depois recite a bênção.

8 – Ha-Motsi.
Duas chalot são colocadas na mesa, sobre o prato ou uma tábua, cobertas com um pano decorativo. Os dois pães comemoram a porção dupla de maná que caía dos céus toda sexta-feira enquanto os judeus estavam no deserto. Após a bênção, o líder corta a chalá para todos e a serve. Colocamos sal no pão porque o sal é um preservador, simbolizando que esta refeição não é mais apenas uma experiência transitória, mas um momento que durará por toda a eternidade.

9 – Refeição festiva. Um jantar tradicional da noite de sexta-feira geralmente inclui diversos pratos: peixe, sopa, entrada e sobremesa. Esta é uma ocasião para apreciar a companhia uns dos outros, enquanto saboreamos a deliciosa comida do Shabat. Cada família ou círculo de amigos cria suas próprias tradições, que incluem canções do Shabat, palavras de Torá, histórias para crianças, e tempo para os filhos compartilharem aquilo que aprenderam na escola sobre a porção semanal da Torá. Em algumas casas, as pessoas andam em volta da mesa para partilhar aquilo pelo qual estão gratas, ou para relatar uma pequena história milagrosa.

10 – Devar Torá. Literalmente, "uma palavra de Torá", a Devar Torá é o que realmente separa a mesa do Shabat de qualquer outro "jantar festivo". Escolha um tópico que seja profundo e relevante, e todos o discutem em conjunto.

11 – Canções. Todos nos lembramos de algumas canções favoritas dos dias de escola ou acampamento de verão. A mística diz que "a canção é a expressão de uma alma empolgada". Cantar o relaxará e o fará entrar no espírito do Shabat. Além disso, se houver crianças à mesa, elas adorarão. Não se preocupe se não souber todas as palavras – a melodia e o ritmo lhe darão grande elevação.

12 – Graças Após as Refeições. Após a suntuosa refeição do Shabat, agradecemos a D'us recitando Graças Após as refeições. Preparamo-nos para a bênção enxaguando as pontas dos dedos com água, chamada Mayim Acharonim, e geralmente é passada ao redor da mesa.


Preparando-se para o Shabat