Havdalá
O significado da havdalá
Quando o Shabat inicia-se na sexta-feira ao entardecer, o recebemos com
muita honra e alegria. Durante mais de 25 horas nos é concedida
uma alma adicional e o espírito ímpar de Shabat; agora que
se aproxima o momento de sua partida, não podemos deixá-lo
sair desapercebido. Sua retirada também é anunciada com
vinho e bênçãos.
O Shabat chega ao fim quando três estrelas são visíveis
no céu, a olho nu. Entretanto, antes de ser permitido fazer qualquer
trabalho deve-se verbalizar o início da nova semana com as palavras:
"Baruch, hamavdil ben côdesh lechol" ("Bendito é
Ele que separa entre o sagrado e o comum.")
Depois que terminar o Shabat é dita a havdalá para marcar
a distinção entre o "sagrado e o comum", entre
o Shabat que finda e os dias da semana que se iniciam.
A havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho,
com uma bênção (suco de uva, cerveja e alguns outros
líquidos também podem ser utilizados). Além desta,
mais três bênçãos são recitadas. A primeira
é dita ao aspirar a fragrância de especiarias que têm
o poder de revigorar espíritos alquebrados; quando o Shabat parte,
junto com ele se retira a alma espiritual adicional, e é nessa
hora que nosso estado de espírito precisa ser estimulado e revivido.
A segunda é a bênção do fogo, recitada sobre
à luz de uma vela trançada (combinando diversos pavios ou,
na falta desta, juntando as chamas de duas velas ou dois fósforos).
Uma das razões desta oração é a lembrança
do fogo que foi aceso por Adam (Adão), esfregando duas pedras,
quando vivenciou pela primeira vez a escuridão que ocorreu na noite
do primeiro Shabat.
Normalmente, quando uma bênção é pronunciada,
esta deve ser seguida por um ato. Assim, após a bênção
do fogo, erguemos as unhas à luz, para perceber o contraste da
luz e da sombra refletido na palma da mão.
A última bênção é a havdalá –
o reconhecimento da separação entre os opostos.
A havdalá
O ritual que finaliza o Shabat
Segura-se na palma da mão direita um cálice de vinho ou
cerveja (contendo no mínimo 86 ml), e recita-se a havdalá,
de pé, em voz alta:
Hinê E-l yeshuati; evtach velô efchad, ki ozi vezimrat
Y-a, A-do-nai, vayhi li lishuá. Ush’avtêm máyim
bessasson, mimaayenê hayshuá. L’A-do-nai hayshuá;
al amechá birchatêcha, sêla. A-do-nai Tseva-ot imánu;
misgav lánu, E-lo-hê Yaacov, sêla. A-do-nai Tseva-ot,
ashrê adam botêach Bach. A-do-nai hoshía; ha’Mêlech
yaanênu veyom cor‘ênu.
(Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta
e o condutor o repete:) Layhudim hayetá orá, vessim-chá,
vessasson, vicar; ken tihyê lánu.
Eis que D'us é minha salvação; confiarei e não
temerei, pois o Eterno é minha força e canção,
e Se tornou minha salvação. Portanto, hauri com alegria
água das fontes de salvação. A salvação
cabe ao Eterno; Tua bênção está sobre Teu povo,
para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos está conosco;
o D'us de Yaacov é nossa fortaleza, para todo o sempre. O Eterno
dos Exércitos, louvado é o homem que confia em Ti. Salva,
ó Eterno; responde-nos, ó Rei, neste dia em que chamamos.
(Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta
e o condutor o repete:) Para os judeus houve luz, alegria, júbilo
e glória; que assim seja para nós.
Cos yeshuot essá, uvshêm A-do-nai ecrá. Savri
maranan: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech hao-lam…
quando sobre vinho: …borê peri hagáfen
(quando sobre cerveja: …shehacol nihyá bidvarô).
Elevarei o copo da salvação, e em nome do Eterno chamarei.
Atenção Senhores: Bendito és Tu, ó
Eterno, nosso D'us, Rei do Universo… quando sobre vinho: …que
cria o fruto da vinha (quando sobre cerveja: …que tudo vem a existir
por Seu verbo).
Passa-se o cálice com o vinho para a mão esquerda e, na
direita, segura-se a caixa contendo especiarias (como cravo e/ou canela),
recitando a seguinte bênção:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê
minê bessamim.
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que
cria diversos tipos de especiarias aromáticas.
Depois de cheirar as especiarias, o condutor passa-as para os presentes.
Cada um recita a bênção das especiarias antes de cheirá-las.
Um dos presentes segura uma vela trançada acesa (ou, na falta desta,
duas velas simples de modo a fazer uma só chama dos dois pavios)
e o condutor, com o cálice novamente na mão direita, recita
a bênção do fogo:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê
meorê haesh.
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que
cria as chamas do fogo.
O condutor coloca o cálice na mesa e dobra o polegar da mão
direita debaixo dos quatro dedos, mirando o contraste da luz e da sombra
refletido na palma da mão, provocado pelas chamas da vela. Ele
repete o processo com os dedos da mão esquerda. Os homens presentes
fazem o mesmo (as mulheres geralmente não o fazem). Em seguida,
o condutor pega novamente o cálice na mão direita e termina
a havdalá.
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, hamavdil
ben côdesh lechol, ben or lechôshech, ben Yisrael laamim,
ben yom hashevií leshêshet yemê hamaassê. Baruch
Atá A-do-nai, hamav-dil ben côdesh lechol.
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que
distingue entre santo e corriqueiro, entre luz e trevas, entre Israel
e as nações, entre o sétimo dia e os seis dias de
trabalho. Bendito és Tu, ó Eterno, que distingue entre o
santo [Shabat] e o comum [os dias da semana].
Teste seu conhecimento
1. O que é Havdalá?
a. A oferenda dada em Motzaei Shabat
b. A comemoração feita em honra do Shabat
c. A separação feita entre o sagrado (Shabat ou Yom Tov)
do resto da semana
2. Sobre quais elementos abençoamos (após o Shabat) ?
a. Cerveja, especiarias e vinho
b. Vinho, especiarias e fogo
c. Algas, vinho e fogo
3. Porque cheiramos especiarias (bessamim)?
a. Para lembrar o cheiro do Paraíso
b. Para provocar prazer na alma
c. Para compensar o banho não tomado no Shabat
4 Por que usamos fogo na Havdalá?
a. Pois o fogo foi criado em Motzaei Shabat
b. Para iluminar a escuridão
c. A e B estão certas
5 Quantas velas devemos acender?
a. Uma
b. Três
c. Duas
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