SHABAT

Preparando-se para o Shabat
Por Lori Palatnik

Seu manual para preparar e organizar um Shabat sensacional

Preparar-se para o Shabat é uma questão de aprendizado e experiência, que, por sua vez, se tornam tão naturais como respirar. Leia tudo, e encontre o ritmo mais apropriado para você.

Durante a semana

1 – Planeje o cardápio do Shabat no início da semana. Se terá convidados, informe-se se eles têm restrições de saúde ou de dieta.

2 – Faça uma lista do que comprar e do que fazer, e risque os itens à medida que os cumprir.

3 – Faça as tarefas "pesadas" no começo da semana. Deixe somente a limpeza leve para a sexta-feira.

4 – Se você tiver algum tempo livre com as mãos (um telefonema longo, crianças brincando sossegadas), examine grãos, peneire farinha, etc. Coloque-os numa sacola e congele.

5 – Dobre a receita para chalá, bolos, kuguels, gefilte fish. Use metade numa semana e congele a outra metade. Etiquete cada item.

6 – Dê tarefas para cada um dos seus filhos, que serão feitas em honra ao Shabat.
Faça uma pré-lista "antes do Shabat" para assegurar que todas as tarefas estão prontas na hora do acendimento das velas. Esta lista pode incluir qualquer um, ou todos, os itens da seguinte relação:

Luzes e Eletricidade

1 – Iluminação ambiente. Como o Shabat deve ser um "deleite", assegure-se que sua casa está confortável. Deve haver luz suficiente, portanto decida quais luzes vão ficar acesas e quais estarão apagadas.

2 – Temporizadores: Você pode usar "timers" para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente durante todo o Shabat. Existem temporizadores simples nos quais se plugam as lâmpadas, encontrados em lojas de ferragens ou de departamentos, e são bastante acessíveis. Programe-os para desligar às 11:30 da noite de sexta-feira (dependendo do seu horário de dormir) e para acenderem ao anoitecer do Shabat, cerca das 5 da tarde ou quando começar a ficar escuro.
Para candelabros, timers de parede podem ser facilmente instalados nos interruptores de luz.

3 - Interruptores. Muitas pessoas colocam um pedaço de fita adesiva sobre os interruptores em áreas de muito tráfego como banheiros, para que não ocorra o acende-apaga involuntário. Livrarias judaicas vendem capas decorativas especiais para interruptores.
Geladeira – A luz mais importante é a da geladeira e/ou freezer. Desatarraxe a lâmpada interna, para que fique apagada durante todo o Shabat. Caso contrário, abrir a geladeira será o mesmo que acender uma lâmpada, o que não é permitido no Shabat.

4– Termostato – Coloque o ar condicionado ou aquecimento na temperatura desejada.

5– Ventiladores – Eles podem ser movidos sem desligá-los durante o Shabat, mas não podem ser ligados ou desligados, portanto programe os níveis antes do Shabat. Faça o mesmo com umidificadores.

Comida

1 – Preparo. Na tarde de sexta-feira, prove a comida. Se você provar a comida antes do início do Shabat, aguçará seu apetite para o banquete!

2 – Complete. Todo o cozimento foi completado? Tudo que deve permanecer quente (num blech ou panela de cozimento lento) deve ser cozido antes do começo do Shabat. Embora saladas frias geralmente possam ser preparadas no Shabat, é melhor ter tudo pronto de antemão. E também: abra todas as latas, garrafas e recipientes de comida.

3 - Bandeja de aquecimento. Não é permitido cozinhar no Shabat, mas manter comida cozida aquecida durante o Shabat (e em alguns casos, aquecer comida pronta que esteja fria) é não apenas permitido, como considerado parte da mitsvá de fazer do Shabat um deleite.
No entanto, como há uma possibilidade de que a pessoa ajuste os controles para regular o grau de calor que atinge a comida, é preciso um lembrete de que isso não é permitido no Shabat. Uma bandeja de aquecimento elétrico é boa para isso; outros cobrem a parte de cima do fogão com uma blech (um simples pedaço de folha de metal). É colocado, antes do Shabat, sobre os quatro queimadores. geralmente um ou dois queimadores são deixados em chama baixa por baixo, e a comida que você deseja servir quente naquela noite (ou no dia seguinte) é colocada sobre a blech para aquecimento lento até estar pronta para ser usada. Também é uma boa idéia aquecer a comida 30 minutos antes do Shabat, para que todos os pratos estejam quentes antes de colocá-los na blech para aquecer.
A beleza de uma blech é que você pode mover a comida sobre ela, para mais longe ou mais perto da fonte de calor, dependendo do grau de aquecimento que você deseja. Por exemplo, se você tem uma sopa de legumes numa panela sobre a blech e serviu sopa para a refeição da noite de sexta-feira, e deseja servi-la para o almoço do dia seguinte, simplesmente deixe-a sobre a blech, ligeiramente fora da área de calor direto. Assim, a sopa permanecerá quente sem ferver. Para leis mais detalhadas, veja nosso Guia das Leis do Shabat.

4 – Técnica do forno. Se você não deseja usar uma blech, ou tem muita comida para acomodar sobre o fogão, pode usar o interior do forno da seguinte maneira:
Aqueça a comida preparada com antecedência no forno (15 a 30 minutos). Se você vai servir esta comida na noite da sexta-feira, pode ter pelo menos 1 hora de atraso entre o acendimento das velas e a hora em que realmente se senta para comer (sem contar as preliminares: canções, kidush, ablução, aperitivos, e assim por diante).
Para poder servir a comida quente, eis uma boa dica: programe o período de reaquecimento de 15 a 30 minutos pouco antes do acendimento das velas. No último minuto, coloque uma chalá embrulhada em alumínio no forno com o restante da comida, feche o forno e aumente o calor ao máximo por um minuto. Então desligue. Não abra o forno até que você esteja pronta para servir a comida.
Tudo que está lá dentro permanece quente, se bem embrulhado para assegurar a mínima perda de calor. É também uma boa idéia preparar sua refeição com molhos, para que não seque. Se vai servir legumes quentes, cozinhe-os um pouco menos do que deveria, porque este período de aquecimento fará a maior parte do cozimento.

5 – Panela de cozimento lento. Pode ser usada em vez de, ou além de, uma blech. A sopa ou cholent podem cozinhar sem trabalho nessas "panelas". Como um lembrete de que não cozinhamos no Shabat, cubra os controles com papel alumínio.

6 - Vasilha de água ou garrafa térmica grande. Como não se pode ferver água (que é cozinhar no Shabat, use uma vasilha com água quente, do tipo que se vê em festas, que será ligada antes do Shabat e manterá a água quente durante todo o Shabat. (Ou use uma garrafa térmica grande que foi enchida com água quente antes do Shabat, ou simplesmente uma panela grande que manterá a blech aquecida.)
Com uma vasilha de água quente, é fácil preparar café ou chá. Apenas encha uma caneca ou xícara com água quente, e derrame aquela água numa segunda caneca onde você acrescentará café ou chá instantâneo. O motivo para usar a caneca intermediária é esfriar ligeiramente a água para que você não transgrida a lei contra cozinhar no Shabat.
Se preferir usar a garrafa térmica, não é necessário usar uma caneca intermediária, pois a água já foi derramada da chaleira para a térmica, um ato que tem o mesmo objetivo. Apenas certifique-se de ferver a água antes do Shabat e encher a garrafa térmica.

7 – Lavagem de louça. Como você não pode usar a torneira de água quente (por causa da proibição de cozinhar, visto que a água quente retirada do tanque de água quente é substituída por água fria, que então se torna quente), há um bom truque para ter água quente para lavar a louça: pouco antes do acendimento das velas, encha uma pia da cozinha com água quente. Coloque detergente na água e cubra a pia com papel alumínio. Após o jantar (mesmo que seja horas depois), retire o papel alumínio e, veja só, água quente para lavar tudo!

Atmosfera

1 – Pronta. Algumas pessoas gostam de cobrir a mesa com uma toalha especial para o Shabat mais cedo, bem como colocar as velas e a chalá sobre a mesa com antecedência para introduzir uma atmosfera de Shabat.

2 - Limpeza. Algumas pessoas lavam o chão, aspiram os tapetes, tomam banho, vestem roupas especiais e trocam os lençóis da cama – tudo em homenagem ao Shabat.

3 - Flores. É um belo costume comprar flores para adornar a mesa do Shabat. Devem ser colocadas na água antes de o Shabat começar. As plantas também devem ser regadas, se necessário, com antecedência.

4 - Castiçais. É bom ter castiçais especiais para acender as velas, especialmente se houver alguns que sejam herança de família. Porém se não os tiver, acenda as velas nas costas de um pires. É bom ter castiçais extras para os convidados acenderem.
Dê polimento aos castiçais de prata e taças de kidush, colocando-os sobre uma toalha de mesa branca para dar à casa uma linda atmosfera de Shabat.

5 - Devar Torá. Reserve uma hora na noite da quinta-feira ou da sexta para revisar a porção semanal da Torá, e prepare algumas palavras que possam iniciar uma conversa sobre algum tópico espiritual relevante.

6 - Maquiagem. Toda a maquiagem deve ser aplicada antes do início do Shabat, pois cai sob a proibição de "tingir". Existe maquiagem especial para o Shabat que pode ser usada (pó, sombra para os olhos, etc.).

7 - Muktzah (literalmente, "deixar de lado"). Existem coisas que não têm utilidade no Shabat, e portanto não devem ser manuseadas, por exemplo: dinheiro, canetas, Palm Pilot. Coloque estes itens fora de alcance, para não usá-los. Algumas pessoas têm uma "gaveta muktzah", na qual as coisas são colocadas no último instante.
E também: desconecte o telefone, guarde (ou cubra) a torradeira, telefone, aparelho de som, etc.

8 - Brinquedos. Crayons, massa de modelar, tesouras, etc., não devem ser usados pelas crianças no Shabat. Guarde-os para evitar problemas.

9 - Telefonemas de última hora. Ligue para alguém e deseje "Bom Shabat!" – "Shabat Shalom!"

Detalhes

1 – Lenços de cabeça. Quando uma mulher casada acende velas, é correto cobrir a cabeça ao dizer a bênção. Portanto, tenha écharpes bonitas à mão para si própria e as convidadas.

2 – Kipot. Homens e meninos usam kipá à mesa do Shabat, portanto é simpático ter algumas extras à mão, caso os convidados não as tragam.

3 – Copo de kidush. É bom ter um copo especial para fazer o kidush. Pode ser uma taça de prata, ou um belo copo de vinho, ou algo desse tipo. O copo deve ter a capacidade mínima de 100 ml.

4 – Copos pequenos de kidush. Após a bênção sobre o vinho, este é servido em copos menores que são passados a todos sentados à mesa. Conjuntos (de prata ou vidro) podem ser comprados em lojas de artigos judaicos, ou simplesmente os substitua por copos plásticos.

5 – Copo para ablução. Dois copos com alças, adquiridos em lojas de artigos judaicos. Canecas ou copos grandes podem ser substitutos de última hora.

6 - Cartaz ou Folheto para ablução. Você pode imprimir um cartaz em hebraico com a bênção para lavar as mãos. Simplifica o processo da ablução e ajuda aqueles que não sabem a bênção.

7 – Tábua para chalá. Há tábuas e facas de pão feitas especialmente para a mesa do Shabat, geralmente de madeira de oliva ou pedra. Pode usar qualquer tipo de tábua de cortar.

8 – Cobertura para chalá. Pode ser um bonito guardanapo, ou uma capa especial para chalá, que é colocada sobre a chalá antes e durante ha-matsi. É um símbolo do orvalho que cobriu o maná que caiu para o povo judeu no deserto.

9 – Mayim Acharonim. Esta é a "água final" que é passada para lavar a ponta dos dedos. Pode-se usar uma xícara com pires desenhados especialmente para isso, ou use simplesmente uma xícara numa tigela pequena.

10 - Bentchers. Pequenos livros que contêm bênçãos para velas, kidush e Graças Após as Refeições. Muitos bentchers contêm também canções para a mesa do Shabat. É bom ter o suficiente para que cada pessoa use o seu.

11 – Vela de Havdalá. Uma vela trançada é usada para a cerimônia de Havdalá que oficialmente encerra o Shabat. Pode ser comprada em lojas de artigos judaicos em cores decorativas e comprimentos variados. Se você não possui uma, simplesmente use duas velas, colocando os pavios juntos enquanto elas queimam.

12 – Caixa de especiarias. Dentes de alho ou pimenta doce usados na cerimônia da Havdalá podem ser colocados numa caixa decorativa de prata, cerâmica, madeira ou outros materiais (disponíveis em lojas de presentes judaicos). Se você não tiver, use a garrafa na qual veio o tempero.
Jogos completos de havdalá – copo de kidush, castiçal e caixa de temperos – geralmente são adquiridos juntos. Faz um lindo presente!

13 – Lenços faciais. Verifique se há lenços de papel e papel higiênico pré-cortado em todos os banheiros.

14 – Papel alumínio e toalhas de papel. Se você acha que vai precisar de papel filme, alumínio ou toalhas de papel, deve cortá-los antes do Shabat. O papel alumínio pode ser comprado em folhas pré-cortadas numa caixa grande. Para ter um substituto de papel toalha, use guardanapos baratos.


Shabat Passo a Passo