Tefilin  
   
índice
  A campanha
     
  Chabad sempre enfatiza a mitsvá de tefilin. Vejo rapazes em campanha tentando colocar tefilin nas pessoas - que não ligam a mínima. Qual o valor disto hoje em dia?  
     
 

RESPOSTA:

A mitsvá de colocar tefilin é de suma importância, pois toda a Torá foi comparada aos tefilin, conforme nela consta: "Será um sinal em tua mão e uma lembrança entre teus olhos para que toda a Torá esteja em tua boca..." ou seja, colocar tefilin é considerado como se estivéssemos cumprindo toda a Torá naquele momento (Shulchan Aruch), enquanto "a cabeça que nunca colocou tefilin" é considerado uma falha muito grave (Talmud Rosh Hashaná 17a).

Nossos sábios também explicam que ao colocarmos tefilin sobre a cabeça, o temor de Israel estará sobre todos os povos, que não o atacarão.

O Lubavitcher Rebe lançou a campanha de tefilin em 1967, um pouco antes da Guerra dos Seis Dias, proclamando, na época, que a situação de Israel estava em grande perigo e, para evitá-lo, quanto mais pessoas colocassem tefilin melhor; com isso conseguiríamos acabar com os inimigos "abatendo-os pelo braço e pela cabeça" (Devarim XXXIII:20). Mais tarde, o Rebe atribuiu os milagres daquela guerra ao grande número de pessoas que colocaram tefilin.

Além disto nossos sábios dizem no Talmud que a partir do momento em que recebemos a Torá no Monte Sinai, cada judeu passou a ser responsável pelos atos do próximo, unindo assim o povo como um todo. Ou seja, ao convencermos um outro judeu a cumprir a mitsvá de tefilin, além de fortificar a segurança física de todo o povo judeu, também estamos mantendo sua integridade.

Os tefilin devem ser colocados diariamente (com exceção de Shabat, Yom Tov e Chol Hamoêd), na parte da manhã, recitando com eles a prece matinal. Caso não tenham sido colocados de manhã pode ser feito até o pôr-do-sol, recitando ao menos o Shemá Yisrael.

Os tefilin devem ser adquiridos de uma pessoa confiável e, de preferência, devem ser verificados anualmente por um sofêr (escriba).


Veja:

 
   
top