índice
  Já colocou tefilin hoje?
   
 

Marcelo estava chegando ao clube quando foi abordado por um jovem vestido de terno preto, sorridente de barba e chapéu, assim que se encaminhava para o portão de entrada. O jovem lhe estendeu um par de tefilin que Marcelo se recordava do tempo de seu bar-mitsvá. Agora já estava beirando os 24 anos e nunca mais os havia colocado. Talvez nem lembrasse em que local de sua casa os havia "estocado"; provavelmente junto com objetos de sua "infanto-adolescência", agora distante.

_ Shalom Haleichem! Bom dia, como vai? Que tal uma mitsvá para melhorar ainda mais este lindo dia de sol ? Já colocou tefilin hoje?

_ O quê?

_Leva apenas alguns minutos, mas os benefícios duram a vida inteira.

_Como assim? A última vez que coloquei, aliás, primeira e última, foi no meu bar-mitsvá. Para que precisaria colocá-los de novo?

_ Por que em alguns minutos você estará conectado com D’us. É uma forma de elevar seus pensamentos e coração "plugando" eles com o Dono do Mundo. Isto não lhe diz nada?

_Absolutamente! Agradeço, mas não quero. Arrume outro cara para "vender seu peixe."

_Não estou vendendo nada. Apenas lhe dando uma chance de através de uma ação tão rápida e simples, refinar seu corpo e alma. E este é apenas um dos benefícios da mitsvá do tefilin. Pense melhor em uma próxima vez. Espero que haja uma nova chance. Quem sabe a gente volta a se encontrar. Estou sempre aqui às sextas-feiras, entre as 13 e 15h. Shalom!

_Tchau mesmo!


Como nós judeus somos complexos… e incríveis!

Marcelo se afastou furioso, mas aí começou uma reação estranha, seus pensamentos começaram a tomar conta de sua mente um após o outro, sem pausa: "Puxa, fui grosseiro", "acho que exagerei", "o que será que ele quis dizer com ‘refinar?", "será que existirá outra chance?", "Xii, cara, fui mal"…

Informando-se com alguns amigos em um trânsito intenso de troca-troca de e-mails, este Marcelo acabou descobrindo um site chamado www.askmoses.com onde fez perguntas ao Rabino Tzvi Freeman e veja o diálogo que se seguiu então:

Marcelo: Recentemente me pediram para colocar tefilin, mas estou feliz do jeito que sou. Por que deveria mudar?

Rabino Freeman: Você já colocou tefilin alguma vez?

Marcelo: No meu bar mitsvá.

Rabino Freeman: Somente uma vez? Ou você continuou?

Marcelo: Só uma vez.

Rabino Freeman: Você já tentou algo de novo na vida? Ou simplesmente continua da mesma maneira em tudo que faz?

Marcelo: Que quer dizer com isso?

Rabino Freeman: Bem, fico um pouco preocupado quando alguém me diz que está feliz assim como é. Uma pessoa saudável está sempre se esforçando para melhorar.

Marcelo: Por quê?

Rabino Freeman:
Para elevar-se, crescer. Se um organismo vivo não está mudando e crescendo, está morrendo.

Marcelo: Mas já tenho meus objetivos estabelecidos!

Rabino Freeman: Oh. Então você não está satisfeito com as coisas assim como estão! Você tem metas. São metas materiais, ou você inclui sua neshamá?

Marcelo: Se neshamá significa espiritual, então creio que você poderia classificá-las como materiais.

Rabino Freeman: Então não há metas para sua neshamá (seu lado espiritual)? Como será quando, digamos, aos 60 anos, quando o corpo não tiver mais tantos prazeres físicos e ganho material? Você não deseja também algum ganho espiritual? Nem mesmo um pouquinho?

Marcelo: É, um pouquinho.

Rabino Freeman: Então, tefilin é um começo fácil para trazer crescimento espiritual à sua vida. Você faz uma vez, e vê se tem algum significado. A partir daí, emprega algum tempo para ir mais além. Uma coisa é certa, isso não o fará retroceder. Mas existe uma boa chance de fazê-lo progredir. O risco vale a pena.

Marcelo: Sim, talvez você tenha razão. Talvez vale a pena tentar...

Rabino Freeman: Não sei bem o que isso significa… olhe, hoje em dia trabalhamos cientificamente. Atualmente as pessoas fazem muitas experiências – o que está errado com esta? Se os seus ancestrais o fizeram por 3.000 anos, há uma forte possibilidade de que isso realmente tenha um significado.

Marcelo: Bem, obrigado pela dica.

Este Marcelo voltou ao clube. Desta vez, sexta-feira, no horário que sabia que ele, "the man in black", "o homem de preto", estaria lá. Devolveu o sorriso e não disse palavra. Simplesmente arregaçou as mangas.

Como nós judeus somos complexos… e incríveis!

Quem sabe este artigo sirva de inspiração para os Ricardos, Gilbertos, Renatos, e tantos outros da próxima vez que avistarem um barbudo simpático, jovem e bem intencionado lhes convidando:
"Já colocou tefilin hoje?"

__________________
*Tefillin é um par de caixas de couro preto que contém pergaminhos dentro. São amarrados no braço e na cabeça através de tiras de couro. Dentro de cada caixa encontram-se escritos em pergaminho, quatro parágrafos da Torá. Um deles é o Shemá Yisrael: "Ouve Israel, o Eterno é nosso D’us, o Eterno é Um."


Veja:

   
       
top