SHABAT

Qualidade de vida

Toda a vida de um judeu é orientada, por meio da Torá, a unir o material ao espiritual, refinando a si e ao mundo. Como isto é obtido? Através de atos, mitsvot, o cumprimento dos preceitos da Torá.

Não basta imaginar, achar bonito ou interessante o dia do Shabat, um dos preceitos Divinos. Sua influência e mudanças incríveis só serão possíveis e significativas se forem totalmente aceitas com fé e devoção e realizadas de acordo com a Lei e a Tradição Judaicas.

Durante a semana, limpamos toda a casa e preparamos as melhores roupas. Antecipamos as compras e a elaboração do cardápio que deverá conter, além de deliciosos pratos, os elementos essenciais à mesa do Shabat: vinho, chalot, (pão trançado de Shabat), peixe, carne, etc.

As velas são acesas no horário marcado: vinte minutos antes do pôr-do-sol de cada sexta-feira.
Após retornar da sinagoga onde recebemos a Rainha Shabat, o kidush (prece da santificação do Shabat) é recitado na presença de toda a família e convidados. A chalá é provada após mergulhada no sal, o que exige fazermos antes netilat yadáyim (a ablução das mãos).

Canções, rezas, passagens da Torá farão com que as horas despendidas à mesa sejam intensamente agradáveis.

A introdução semanal deste ritual em nosso lar marca o fim das preocupações materiais e compromissos do cotidiano. Apenas ao término (com o completo anoitecer do sábado), o Shabat terá exercido a influência desejada sobre cada um: curará feridas, aliviará preocupações e dará maior vitalidade para enfrentar a próxima semana. O ciclo se repetirá, assegurando à nós uma maior qualidade de vida, física e espiritual.