Fé, Coragem e Triunfo    
       
 

Dez anos depois de um ataque terrorista que quase conseguiu tirar sua vida no infame, deixando-o gravemente incapacitado, Nachun Sasonkin preferiu expressar seus sentimentos por escrito a discursar...

   
       
       
 
 
       
  Os Olhos do Rebe    
       
 

Eu estava sofrendo dores e demorou quase três horas até chegar minha vez de ficar na frente do Rebe. Numa breve frase, relatei meu problema e pedi uma bênção. O Rebe deu-me uma bênção “para uma vida...

   
       
       
 
 
       
  O Que Impressionou os Anjos?    
       
 

Quando ele se aproximou do Rebe, voltei-me, e ouvi quando o Rebe se dirigiu a ele: “Vejo que você está se perguntando por que estou insistindo com esse homem para vir às hacafot esta noite. Que...

   
       
       
 
 
       
  Comportamento Chassídico    
       
 

O objetivo da existência não é fugir da terra para o céu, mas transformar a terra num lugar celestial

   
       
       
 
 
       
  Shlichut a Qualquer Hora    
       
 

O secretário do Rebe desculpou-se explicando que devido ao horário avançado, ela esperasse e que esse seria o primeiro pedido que ele faria ao Rebe logo ao amanhecer

   
       
       
 
 
       
  Uma Luz Ainda Mais Radiante    
       
 

No entanto, é um engano pensar que o relacionamento dos Chassidim com o Rebe está relegado ao passado. Pois o legado que o Rebe deixou é enorme. Sua visão ímpar dotou os Chassidim e a todos de uma...

   
       
       
 
 
       
  Honras… A quem?    
       
 

A profunda humildade dos notáveis eruditos de Torá manifesta-se em sua completa auto-abnegação. Embora sejam conscientes de seu elevado status e capacidade como autoridades, jamais permitem que isso lhes suba à cabeça, e não veem razão para serem destacados para honras indevidas.

   
       
       
 
 
       
  Uma Escola... com Emuná    
       
 

Ambos fomos ao 770 da Eastern Parkway. Entrei sozinha. Eu jamais vira olhos azuis tão penetrantes em toda a minha vida. O Rebe sabia exatamente quem eu era. Uma moça de Nova York prestes a se mudar para a Cidade do México, portanto perguntou se eu estava feliz com a ideia de morar lá.

   
       
       
 
 
       
  Não Abandone a Comunidade Judaica Japonesa    
       
 

Atuei como rabino durante dois anos e descobri que era algo tão fascinante, incomum e exótico que minha mulher e eu decidimos que não era hora de voltar para casa, ainda havia muito a fazer

   
       
       
 
 
       
  A Dor em Meu Coração    
       
 

Para cada doença existe um remédio, para cada sofrimento um consolo, para cada ato de D'us existe um propósito...
Sou basicamente uma daquelas pessoas do tipo de “carne e osso”. Embora os escritos e os ensinamentos do Rebe sejam de grande importância para mim, continuo a sentir o Rebe como uma parte muito ativa, envolvida em minha vida...

   
       
       
 
 
       
  Sem Palavras    
       
 

Minha irmã de quinze anos (na época com treze) era o orgulho de sua escola; ativa, inteligente, e uma oradora muito talentosa. Porém, certa manhã, sem nenhum aviso, ela acordou incapaz de emitir um som.

   
       
       
 
 
       
  Rabi Levi Yitschak Schneerson, o pai do Rebe    
  (1878-1944)    
 

Em 1900, Rabi Levi Yitschak casou-se com Rebetsin Chana Yanovski, cujo pai, Rabi Meir Shlomo, era o rabino da cidade russa de Nikolayev. Em 1902, nasceu seu filho mais velho, Menachem Mendel, que mais tarde seria conhecido como o Rebe de Lubavitch.

   
       
       
 
 
       
  Individualidade    
       
 

"Embora você seja um de milhares na fila, ele o conhece pessoalmente e derrama suas bênçãos sobre você. Esta é a grandeza do Rebe."

   
       
       
 
 
       
  Hoshaná Rabá com o Rebe    
       
 

Ao despontar do Ano Novo judaico, o Rebe costumava distribuir bolo de mel duas vezes, enquanto desejava a cada pessoa um ano novo doce: uma vez na véspera de Yom Kipur e outra no último dia de Sucot, conhecido como Hoshaná Rabá. Essa história ocorreu em Hoshaná Rabá, que é também o dia que precede a festa de Simchat Torá, uma das festas mais alegres do Calendário Judaico.

   
       
       
 
 
       
  Responsabilidades de uma Funcionária Pública    
       
 

Aqueles que têm um cargo proeminente na sociedade têm uma maior responsabilidade no sentido de fortalecer o tecido moral da sociedade, pelo exemplo e pela palavra…

   
       
       
 
 
       
  Resoluções a Curto Prazo    
       
 

No que diz respeito a teshuvá – retornar a D'us, expiar os erros passados – a noção comum é que consiste inteiramente de lágrimas e intenso remorso. Afinal, se alguém realmente se sente mal por causa de um erro, então chorar é natural.

   
       
       
 
 
       
  Um shul é um shul    
       
 

Fui recomendado para um cargo em seu shul (sinagoga), aqui no Bronx. Quando perguntei ao Rebe se deveria aceitar, ele respondeu: ‘Um shul é um shul, e portanto muito adequado. Porém eu não gosto do zelador daquela sinagoga.’
“Por que o Rebe mencionou o zelador, eu me perguntei. O Rebe viu que eu estava confuso e repetiu: ‘Um shul é um shul, mas eu não gosto do zelador.’

   
       
       
 
 
       
  A Alma Judaica    
       
 

A conversa fluiu facilmente, e ao final da visita, Listner pegou o talão de cheques e perguntou: “Para qual organização devo endereçar minha contribuição?”
“Nenhuma,” disse Rabino Levitin. “Deixe o talão de lado, porque não vim aqui para uma doação...

   
       
       
 
 
       
  Três momentos, três vidas    
       
 

Gostaria de partilhar com vocês uma história sobre uma menina judia que se tornou cantora de ópera, cantando na frente de Adolf Hitler, sobre um mundialmente famoso mestre espiritual judeu e sobre um psiquiatra também mundialmente famoso – e como essas três vidas se tocaram.

   
       
       
 
 
       
  Quando o Oriente e o Ocidente Ainda Eram Divididos    
       
 

Eu morava em Berlim Oriental, quando o mundo ainda era dividido entre o Oriente e o Ocidente. Vim para uma visita a Nova York, entre os feriados de Purim e Pêssach, em 1989, e fui apresentado ao Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória.

   
       
       
 
 
       
  Yechidut com o Rebe    
       
 

Quando as pessoas tomam decisões perigosas, esperamos que aqueles ao redor tentem impedir o perigo.

   
       
       
 
 
       
  O Bar Mitsvá de Vovô    
       
 

Minha tarefa naquela manhã era cumprimentar turistas e passageiros que desembarcavam dos navios de cruzeiro que pudessem estar interessados numa refeição casher ou serviços judaicos durante sua estadia no maravilhoso Alasca.

   
       
       
 
 
       
  Tributo    
       
 

"Considero-me amigo do Rebe de Lubavitch. Somos muito, muito próximos. Não posso dizer-lhe como me sinto quando penso nele, mesmo atualmente. Ele entendia todas as dificuldades, todos os dilemas, toda a angústia que um judeu religioso tem quando pensa ou se recorda do Holocausto, mais que qualquer outro teólogo. Porque ele sentiu. Ele era especial porque foi, creio eu, o mais solitário líder no mundo chassídico, (e ele) queria uma coisa: impedir todo judeu de sentir-se sozinho...”

Elie Wiesel

   
       
       
 
 
       
  Fé, Coragem e Triunfo    
       
 

"Eu tinha dezoito anos, estava em coma, com uma bala alojada no cérebro. Em 1º de março de 1994, eu estava numa van com catorze colegas. Estávamos voltando ao Brooklyn de uma visita ao hospital em Manhattan onde nosso Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de saudosa memória, tinha passado por uma cirurgia. Ao entrarmos na Ponte do Brooklyn, um terrorista libanês abriu fogo, metralhando nossa van com quinze tiros. Meu amigo, Ari Halberstam, de 16 anos, foi assassinado."

Nachun Sasonkin

   
       
 
 
       
  Rosh Chodesh Kislêv    
       
  Termina a primeira hacafat. O Rebe caminha lentamente de volta ao seu lugar. Começa a quarta hacafá. O Rebe esforça-se para juntar as mãos e aplaudir. Ele pede uma cadeira e se senta. Um frêmito percorre a sinagoga. O Rebe nunca se senta durante Hacafot. O Rebe se inclina para a frente e fecha os olhos.    
       
 
 
       
  Mísseis e Milagres    
       
  A resposta do Rebe às dúvidas sobre deixar ou não Israel em busca de locais mais seguros, era clara e inequívoca: a Terra de Israel é o local mais seguro do mundo. Quando lhe perguntaram sobre as máscaras de gás sendo distribuídas em Israel numa antecipação da guerra química, o Rebe opinou que elas seriam totalmente desnecessárias. Declarou também que a guerra estaria terminada em Purim.    
       
 
 
       
  Salvamento de um bebê    
       
  “Tenho uma amiga chamada Sara. Ela está grávida e diz que não pode ter o bebê, pois já tem três crianças e seu marido não ganha muito, e por este motivo, decidiu abortar. Tentei falar com ela para que não fizesse isso, até mesmo mandei rabinos e experts no assunto, eles falaram com ela por horas, mas de nada adiantou. Agora ela diz que a única coisa que a fará mudar de idéia é se o Rebe de Chabad pessoalmente ligar para ela e falar para que não faça isto…”    
       
 
 
       
  Sábio e Estrategista    
       
 

“Minhas viagens pelo mundo me levaram aos Estados Unidos e ao meu primeiro encontro com o Rebe, que foi seguido por muitos encontros subseqüentes no decorrer dos anos. Lembro-me de nosso primeiro encontro. Seus penetrantes olhos cinzentos como o aço e o incrível conhecimento que ele exibia sobre os assuntos mundiais causou-me uma impressão muito forte.”

Ariel Sharon

   
       
 
 
       
  Iugoslávia x Eslovênia    
       
  No momento em que o Rebe estava abençoando [a Eslovênia], os jatos iugoslavos estavam no ar há apenas alguns minutos da sede do governo esloveno, quando de repente chegou uma ordem para voltarem à base!    
       
       
top