Mitsvá  
   
índice
  Significado e categorias
     
 

O que é uma mitsvá?

 
     
 

RESPOSTA:

Mitsvá é uma palavra hebraica que significa mandamento e conexão. Uma mitsvá é um mandamento. Se eu ordeno a você que me sirva o almoço, é uma mitsvá de mim para você. As mitsvot são mandamentos de D’us ao povo judeu na Torá – ainda válidas atualmente.

Há dois tipos de mitsvot mencionadas na Torá: as Positivas e as Negativas. A Mitsvá Positiva diz: "Faça isso!": faça caridade, coma matsá, devolva um objeto perdido. A Mitsvá Negativa diz: "Não faça isso!": não mate, não roube, não coma em Yom Kipur.

Existem 248 Mitsvot Positivas e 365 Mitsvot Negativas, num total de 613. As mitsvot também se dividem em categorias de Ética e Ritual: As Mitsvot Éticas decretam como interagir com o próximo, tal como não promover vingança ou prejudicar órfãos, e as Mitsvot Rituais decretam como interagir com D’us, tal como guardar o Shabat ou construir uma sucá.

Uma mitsvá é a suprema expressão da filosofia judaica sobre a religião. Não é um tempo específico, ou local específico, ou algo específico, quando, onde ou quem tem um relacionamento com D’us. O judaísmo diz que você pode, e deve, ter um relacionamento com D’us ao café da manhã – fazendo uma refeição casher – tanto quanto o faz no dia reverente e inspirador de Yom Kipur. Não há lugar e tempo estabelecidos que sejam apenas para D’us, a ponto de excluir todos os outros lugares e ocasiões – cada local e tempo pode proclamar "D’us!" E esta simplesmente é a idéia da mitsvá. Pois "mitsvá" não significa apenas "mandamento": significa "conexão" também. Você está conectado a D’us.
Quando você cumpre uma mitsvá, está expressando uma conexão. Seja o que for, aonde for, você está sempre conectado a Ele, e pode expressar esta conexão cumprindo uma mitsvá.

Como cumpro uma mitsvá?

Você é Positivo?
Cumprir as mitsvot negativas tende a ser mais fácil que cumprir as positivas – afinal, é mais simples não fazer algo que fazer alguma coisa. Por outro lado, às vezes você deseja fazer algo como comer um alimento apetitoso, porém sabe que não é casher, e portanto resiste àquela vontade. Não é fácil – mas é uma mitsvá.

Você é ético?
Devido ao perigo do relativismo moral, D’us decretou o absolutismo moral com as Mitsvot Éticas. Ora, sua mente não é o juiz de quem merece morrer e quem não merece – D’us é. Você não mata, e ponto final. A Torá decide o que é ético, não sua consciência. Portanto, as mitsvot éticas são freqüentemente difíceis de cumprir, porque violá-las é fácil de racionalizar. Porém devemos cumpri-las, pois têm tanta importância quanto qualquer outra mitsvá.

Qualidade versus Quantidade
Se você é novo no cumprimento das mitsvot, dê um passo por vez. Não pegue uma tonelada – tente sentir-se confortável com as poucas mitsvot que adotou, uma, duas ou três, até que as tenha incorporado em seu estilo de vida. A partir daí, comece a aumentar. Não se esqueça, evidentemente, que toda mitsvá tem sua comitiva de halachot – você precisará saber as orientações judaicas relevantes para assegurar-se que está cumprindo a mitsvá da maneira correta.
Consulte sempre um rabino competente.


Veja mais no seguinte link: Os 613 preceitos da Torá
 
   
top