Sacerdotes  
   
índice
  Função no Templo
     
 

Quais eram as responsabilidades dos sacerdotes no Primeiro e Segundo Templos?

     
 

RESPOSTA:
As responsabilidades dos sacerdotes no Primeiro e Segundo Templos eram as mesmas. Havia dois tipos de sacerdotes: o " cohen hediot, ou "comum", e o Cohen Gadol, ou "Sumo Sacerdote", que era único. Os sacerdotes eram os responsáveis pelas tarefas do Templo. Assim, eles deveriam oferecer os sacrifícios em nome do povo de Israel. Isto não era uma tarefa simples, visto que havia um procedimento específico para cada tipo de sacrifício.

Eram também responsáveis ainda pelo altar do ketoret, incenso, e por assar os doze pães que sempre havia sob a mesa do Templo. A limpeza do Templo era algo extremamente importante. Está escrito que apesar do sangue dos sacrifícios, nunca uma mosca sequer aproximou- se do Templo.

Os sacerdotes mantinham a limpeza do Templo. Tomavam cuidados pessoais para que suas roupas estivessem sempre impecáveis; afinal, eles eram os servos do Rei, e o Templo, a Sua morada.

O Sumo Sacerdote tinha ainda a função de acender a Menorá duas vezes ao dia- de manhã e a tarde. No dia de Yom Kipur, era ele que entrava do Codesh Hacodashim – o local mais santo do Templo – e pedia a D’us que perdoasse os pecados de todo o povo.


Veja mais:

"Yom Kipur no Templo Sagrado"
Sumo-sacerdote

 
   
top