Nome judaico  
     
  Que diferença faz termos um nome judaico?
   
índice
  É realmente importante termos um nome judaico? Como fazemos a escolha certa e em que ocasiões podemos dar ou receber um nome?
     
 

RESPOSTA:

Um nome judaico é seu sinal de chamado espiritual, um título que reflete nossos traços de caráter específicos e dons recebidos de D’us. Nosso nome hebraico funciona como um conduíte espiritual, canalizando energia espiritual de D’us para sua alma e seu corpo. Por esta razão, indivíduos gravemente doentes às vezes recebem um nome hebraico adicional, que serve como uma operação de marca passo espiritual, vertendo espiritualidade nova ao redor do nome já existente e consequentemente ao corpo no qual esta alma habita. Com o influxo de espiritualidade, o corpo recebe vigor renovado para curar-se.

É conhecido o fato de que quando um judeu desmaia ou está adormecido, ao chamá-lo pelo seu nome hebraico, ele desperta quase que imediatamente.

Entre os judeus ashkenazitas é costume dar ao filho ou à filha o nome de um parente próximo já falecido, cuja vida foi uma inspiração para todos, e cujas qualidades os pais gostariam de ver renascidas e emuladas em sua própria criança.

Os judeus sefaraditas, frequentemente dão a seus filhos o nome de um avô ou de uma avó estimados, ou ainda de um outro parente vivo como forma de homenageá-lo.

Outro costume, amplamente difundido, é o de dar à criança o nome de uma grande personalidade da Torá, formando assim um elo espiritual entre os dois.

Em um nível mais profundo, porém, o nome hebraico é supérfluo. A essência da alma judaica é sem nome, e o nome hebraico somente é importante para a diferenciação dos judeus aqui na terra, e entre almas judaicas nos planos espirituais, comumente conhecidos como Céu.

Quando a pessoa recebe um nome judaico

1. Além de sua escolha

Geralmente, seu nome judaico é aplicado a você no nascimento ou logo depois, escolhido por seus pais, que o nomeiam em homenagem a um ente querido que já se foi, quase sempre um ancestral. Ou, se eles não têm alguma pessoa para prestar esta homenagem, talvez você receba um nome hebraico da preferência deles. De qualquer forma, meninos judeus recebem o nome por ocasião do brit-milá (circuncisão), e as meninas na leitura da Torá realizada na primeira oportunidade após seu nascimento. Portanto, na verdade você não pode escolher seu próprio nome, a menos que não tenha recebido um até chegar à idade adulta.

2. A escolha é sua

Se você não recebeu um nome hebraico até a idade adulta, ou seja, se seus pais não lhe deram um no brit-milá (se é homem) ou não nomearam você numa leitura da Torá (se é mulher), você poderá receber um nome que será mencionado a todos na hora da leitura da Torá.

3. Opções de conversão

Um terceiro nome hebraico alternativo é quando um não-judeu converte-se ao judaísmo podendo escolher um nome hebraico através do conselho do próprio rabino que o instruiu no caminho da Torá.


Veja mais:

Nomes judaicos

 
   
top