Calendário de Shavuot para 2015
  <<<anterior  
próxima>>>
       
 

Shabat 23/5/2015
Véspera de Shavuot


Adornando a casa com folhagens e flores

Em Shavuot costuma-se enfeitar a casa e a sinagoga com frutas, flores e folhagens. O motivo disso é que na época do Templo Sagrado, os primeiros frutos da colheita eram oferecidos em Shavuot. Nossos Sábios relatam também que, embora o Monte Sinai se localizasse em um deserto, quando a Torá foi outorgada a montanha floresceu e muitas flores brotaram.

Acendimento das velas
Entre os preparativos que antecedem a festa, você deverá deixar uma vela votiva acesa ou uma chama para que possa cozinhar e acender as velas no dia seguinte através da transferência do fogo desta chama. Ao acender as velas recite as seguintes bênçãos:

1. Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Yom Tov.

2. Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê.


Refeição festiva

Antes do jantar festivo, recite o kidush de Yom Tov que precede a Bênção sobre o Pão.

Estudando na noite de Shavuot
Na primeira noite de Shavuot os judeus de todo o mundo cumprem o costume milenar de dedicar toda uma noite ao estudo de Torá. A tradição judaica relata que D'us apareceu no Monte Sinai ao nascer do dia para pronunciar os Dez Mandamentos, mas o povo não se levantou cedo. Foi necessário que D'us os despertasse. Para retificar esta falha, os homens permanecem acordados na primeira noite de Shavuot recitando passagens da Torá.


Domingo, 24/5/2015
1º dia de Shavuot


Leitura dos Dez Mandamentos
Shavuot é o dia no qual celebramos a grande revelação da Outorga da Torá no Monte Sinai ocorrida no ano 2448. As almas de todos os judeus de todos os tempos juntaram-se para ouvir os Dez Mandamentos, transmitidos pelo próprio D'us.

Em Shavuot, na realidade, D'us está nos dando novamente a Torá. Por isso, o Rebe conclamou que todo judeu, homem, mulher, e especialmente crianças (até mesmo bebês recém-nascidos) devem fazer todo o esforço para estarem presentes numa sinagoga durante a leitura dos Dez Mandamentos.

O Livro de Ruth
Em muitas sinagogas lê-se o Livro de Ruth no segundo dia de Shavuot. Há vários motivos para este costume:

A - Shavuot é a data de nascimento e yahrzeit (dia de falecimento) do Rei David, e o Livro de Ruth registra sua ancestralidade. Ruth e seu marido Boaz foram os bisavós do Rei David.

B - As cenas de colheita, descritas no Livro de Ruth, são apropriadas ao Festival da Colheita.

C - Ruth foi uma convertida sincera que abraçou o judaísmo de todo o coração. Em Shavuot, todos os judeus foram como convertidos, tendo aceitado a Torá e todos seus preceitos.

Refeição de leite

No almoço, após o kidush , faça uma refeição festiva de laticínios.Aguarde um período de 1 hora no mínimo para poder fazer uma refeição de carne, antecedida com a Bênção sobre o Pão.


Acendimento das velas

O acendimento das velas deve ser realizado somente após oo completo anoitecer transferindo o fogo da chama pré-acesa (desde antes do pôr-do-sol da véspera de Shavuot), recitando as as seguintes bênçãos:

1. Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Yom Tov.

2. Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê.


Só então pode-se preparar a refeição desta noite e do dia seguinte (se for necessário cozinhar) transferindo o fogo da chama pré-acesa.


Segunda-feira 25/5/2015
2º dia de Shavuot

Yizcor

Recita-se Yizcor em memória de entes queridos falecidos.

Antes do almoço, recite o kidush de Yom Tov que precede a Bênção sobre o pão.

Chag samêach!

       
     
  <<<volta  
top