Doces
Salgados
       
. Alimentos Simbólicos .  
       
 

Alho-poró

Acelga

 

 

Abóbora

Feijão Roxinho

       
     
     
 
Alho-poró

índice


Ingredientes
2 alhos-porós
sal, limão e óleo a gosto

Preparo
Lave bem e retire os talos verdes. Use somente a parte branca do alho poró. Cozinhe em água com sal. Depois de cozido, corte em rodelas e tempere com óleo, limão e sal.

 

   
 
 
 
Acelga

índice


Ingredientes
1 maço de acelga
limão, óleo e sal a gosto

Preparo
Retire as folhas verdes e utilize somente os talos. Cozinhe-os em água com sal por 20 minutos. Depois de esfriar, tire da água e tempere a gosto com limão, óleo e sal.

   
 
 
 
Abóbora

índice

Ingredientes
1/2 kg de abóbora
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher (chá) de cravos-da-índia

Preparo
Descasque e corte a abóbora em pedaços médios e lave-a. Acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo brando, cozinhando com a panela tampada por 30 minutos. Quando estiver cozida e sem água retire do fogo. De preferência não deixe desmanchar.

   
 
 
 
Feijão Roxinho

índice


Ingredientes
2 xícaras de feijão
200 g de carne (músculo)
1/2 colher (sopa) de sal
1 pitada de canela

Preparo
Na véspera, escolha bem o feijão, lave e ponha de molho. No dia seguinte jogue fora a água, escolha o feijão, lave-o e reserve. Lave bem a carne, corte-a em pedaços médios e cozinhe na panela de pressão (sem tampá-la) com água e sal. Quando começar a ferver, retire a espuma que formar com a escumadeira, tampe a panela e deixe cozinhar durante 30 minutos na pressão. Abra a panela, junte o feijão e a canela e deixe cozinhar em fogo brando durante 30 minutos sem pressão. Sirva quente.