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A
lista a seguir é para casamentos feitos fora de Israel. Na Terra
Santa, a maioria das festas judaicas termina um dia antes, o que poderia
afetar algumas das informações abaixo.
Use nosso Conversor de Datas Judaico/Civil para converter qualquer data
secular à correspondente no calendário judaico.
Extremamente Auspicioso
Terças-feiras: Ao relatar a história da
Criação, o terceiro dia, terça-feira, é o
único em que a Torá diz duas vezes “E D'us viu que
era bom.” Os Sábios interpretam isso como significando que
esse dia é duplamente bom – “Bom para o Céu,
e bom para as criações.”
Rosh Chodesh: O início de um mês judaico
é uma data auspiciosa para um casal começar a vida de casados.
Primeiros quinze dias do mês (lunar) judaico: A
lua é uma metáfora para a nação judaica, e
os dias do mês em que a lua está crescente são auspiciosos
para um casal contrair casamento.
11 de Tishrei: Segundo a tradição chassídica,
o dia após Yom Kipur é mencionado como “Nome de D'us”.
11-13 de Tishrei: Segundo a Cabalá, os quatro
dias entre Yom Kipur e Sucot são especialmente sagrados; correspondem
às quatro letras do Tetragrama.
Kislev: O mês inteiro de Kislev é extremamente
apropriado, como evidenciado pela Festa de Chanucá, que ocorre
durante os últimos dias desse mês.
Chanucá (25 de Kislev-2 de Tevet (ou 3, dependendo do ano):
A “Festa das Luzes” é uma época maravilhosa
para começar um casamento de luz e felicidade. Se você está
planejando um casamento em Chanucá, assegure-se de que seu casamento
tenha um “sabor de Chanucá”. Uma menorá acesa
deve ser colocada em local proeminente, e fale com o encarregado do bufê
sobre a possibilidade de servir algumas iguarias de Chanucá –
como latkes ou sonhos.1
Tu B’Shevat (15 de Shevat): “Pois um homem
é [semelhante à] árvore do campo” (Devarim
20:19). O Ano Novo das Árvores certamente é uma data auspiciosa
para começar um “Ano Novo de Casamento”.
Adar: Adar é o mês que “foi transformado
para [os judeus] de luto em júbilo” (Esther 9:22). É
considerado o “mês da sorte” para o povo judeu.
Purim Katan (“Pequeno Purim”) e Shushan Purim Katan
(Pequeno Purim Shushan) (14-15 de Adar I): Essas datas semi-festivas
no primeiro mês de Adar (num ano bissexto) correspondem às
datas nas quais Purim e Shushan Purim são celebrados no mês
seguinte de Adar.
Shushan Purim (15 de Adar): Um dia semi-festivo.
Tu B’Av (15 de Av): Esse dia possui uma ligação
especial com casamentos judaicos por diversos fatos históricos
que ocorreram nessa data.
Elul: Segundo a Cabalá, os traços de misericórdia
e benevolência de D'us estão revelados e acessíveis
durante todo o mês de Elul. Esse mês é certamente um
tempo auspicioso para marcar casamentos.
Não Recomendado:
Sextas-feiras: Em consideração ao Shabat
que começa ao anoitecer, os casamentos não são feitos
às sextas-feiras. No passado, os casamentos judaicos eram feitos
regularmente às sextas-feiras. A cerimônia da chupá
era feita antes do pôr-do-sol, e a recepção, que começava
após o cair da noite, era uma grande refeição de
Shabat para todos os presentes.
Atualmente, os casamentos às sextas-feiras apresentam problemas
demais para serem factíveis. Música, fotos ou gravações
de vídeo não seriam permitidas; todos os convidados teriam
de caminhar para casa etc.
Shabat: Cerimônias de casamento não são
permitidas no Shabat, um dia biblicamente ordenado para repouso. Tecnicamente
os casamentos podem ser feitos no sábado à noite após
o término do Shabat, mas nenhum preparativo pode começar
até o completo anoitecer, e isto é impossível de
se observar em todos os convidados. Isso torna os casamentos na noite
do sábado extremamente impraticáveis durante o inverno,
e praticamente impossíveis durante os longos dias do meses de verão.
Dez Dias de Arrependimento: (4-8 de Tishrei): Devido
à natureza solene dos Dez Dias de Arrependimento, teshuvá,
retorno, é costume abster-se de marcar casamentos. É uma
época de auto-avaliação e introspecção.
13 de Adar: O Jejum de Esther. O anoitecer introduz o
feriado de Purim e a obrigação de ouvir a Meguilá
– tornando impraticável marcar um casamento nesse dia.
Purim (14 de Adar2): A natureza movimentada
desse Yom Tov, dia festivo repleto de mitsvot a serem cumpridas –
que inclui uma refeição familiar festiva ao final do dia
– o torna não apropriado para marcar um casamento.3
Dias Proibidos:
Os dias que precedem feriados judaicos bíblicos: 9
de Tishrei (o dia anterior a Yom Kipur); 14 de Tishrei (dia anterior a
Sucot); 14 de Nissan (dia anterior a Pêssach); 5 de Sivan (Shavuot);
29 de Elul (Rosh Hashaná).
Feriados mais importantes, dias biblicamente ordenados como dias
de repouso: Rosh Hashaná (1-2 de Tishrei); Yom Kipur (10
de Tishrei); Sucot (15-16 de Tishrei); Shemini Atseret-Simchat Torá
(22-23 de Tishrei); Pêssach (15-16; 21-22 de Nissan); Shavuot (6-7
de Sivan).
Chol Hamoed: O júbilo desses dias semi-festivos
exige uma completa imersão no espírito da data. Dividir
nossa atenção entre a alegria do feriado e o júbilo
de um casamento não seria justo com nenhum dos dois): 17-21 de
Tishrei (Sucot); 17-20 de Nissan (Pêssach). 2-16 de Iyar.
Jejum de Dezessete de Tamuz (17 de Tamuz): Nesse dia
começam as “Três Semanas”, um periodo nacional
judaico de luto. Os casamentos não são marcados nessa data.
Nove Dias (1-9 de Av4): com o início
do mês de Av, entramos nos Nove Dias, os dias mais rigorosos das
tristes Três Semanas.
Costumes Diferentes:
O período de Sefirat (contagem) HaOmer abrange o segundo dia de
Pêssach até 49 dias da contagem do Omer, véspera de
Shavuot (23 de Nissan a 2 de Sivan) é um tempo de semi-luto. Os
casamentos estão proibidos pelo menos durante 33 dias desse período
de sete semanas; porém, quais desses dias estão incluídos
nessa proibição depende do costume da comunidade. Fale com
seu rabino para determinar quando o costume de sua família/comunidade
permite que se marque um casamento.
Segundo todos os costumes, os casamentos não são marcados
entre 2-16 de Iyar.
Três Semanas (18-29 de Tamuz): As três semanas
entre o Jejum de 17 de Tamuz e Tisha B’Av são um período
de luto nacional judaico. Os judeus askenazitas se abstêm de marcar
casamentos durante todo esse período. Os judeus sefaraditas marcam
casamentos até o início do mês de Av.
Dias de Jejum:
Jejum de Gedaliah (3 de Tishrei5): Um casamento
marcado para essa data deve começar após o anoitecer.
Dez de Tevet: Um casamento marcado para essa data deve começar
após o anoitecer.
Jejum de Esther (de Adar6- 137): Um
casamento programado para esse dia deve começar após o escurecer.
O cair da noite, porém, introduz a Festa de Purim e a obrigação
de ouvir a Meguilá – tornando impraticável marcar
um casamento nessa data.
Sem Jejum
É costume os noivos jejuarem no dia do casamento. Eles não
jejuam, porém, se o casamento estiver marcado para uma das seguintes
datas:
Shabat: Se um casamento estiver marcadao para o sábado
à noite, os noivos não jejuam no dia do casamento.
Rosh Chodesh: (Há um debate entre autoridades
haláchicas sobre se os noivos jejuam quando o casamento está
marcado para Rosh Chodesh Nissan, que não isenta os noivos dessa
obrigação). 11 de Tishrei: Tendo jejuado e se arrependido
em Yom Kipur, todos estão presumivelmente livres de pecado nesse
dia. Assim, a noiva e o noivo não jejuam se o casamento for realizado
nessa data.
Isru Chag (dia após uma festa bíblica):
24 de Tishrei (Sucot-Simchat Torá): 23 de Nissan (Pêssach);
8 de Sivan (Shavuot).
Chanucá: 25 de Kislev-2 de Tevet (ou 3, dependendo do ano). Tu
B’Shevat (15 de Shevat).
Purim Katan (“Pequeno Purim”) e Shushan Purim Katan (“Pequeno
Purim Shshan”) (14-15 de Adar I).
Purim e Shushan Purim (14-15 de Adar).
Tu B’Av (15 de Av).
Notas
1. A noiva e o noivo devem consultar um rabino sobre seu
acendimento pessoal da chanukiyá.
2. Durante um ano bissexto, Purim é observado em Adar II.
3. Procure ler também Dias de Jejum.
4. As leis de luto associadas com os Nove Dias expiram ao meio-dia de 10
de Av. O casamento marcado para esse dia deve começar após
o meio-dia. Além disso, se 9 de Av cair no Shabat, então o
jejum de Tisha B’Av é observado no domingo, 10 de Av –
e casamentos de maneira alguma devem ser marcados para esse dia.
5. Se 3 de Tishrei cair no Shabat, o Jejum de Guedalia é observado
no domingo, 4 de Tishrei.
6. Durante um ano bissexto, o Jejum de Esther é observado em Adar
II.
7. Se 13 de Adar for no Shabat, o jejum é observado na quinta-feira,
11 de Adar. Nesse caso, um casamento
marcado para aquela quinta-feira teria de começar após o anoitecer. |