Rabi Yonatan

   
indice
 

Quando os Romanos governavam a Terra Santa, Rabi Yonatan era juiz em sua cidade. Todos o consideravam um homem honesto e justo.

O tribunal reunia-se em sua casa, vizinha à de um romano. Assim como as duas casas eram adjacentes, seus campos também o eram.

No terreno de Rabi Yonatan crescia uma árvore majestosa cujos ramos se espalhavam sobre o campo do Romano, mas este não se importava, pois gostava de sentar-se sob sua sombra agradável.

Este Romano gostava de depreciar os judeus, e decidiu que poderia ser divertido escutar alguns dos casos levados até Rabi Yonatan.

Certo dia dois judeus foram à corte, discutindo sobre uma árvore que pertencia a um deles. O segundo judeu reclamava que a sombra criada por ela interferia com suas plantações. O primeiro gritou: "Durante vinte anos, aquela árvore jamais o incomodou!"

O segundo replicou: "Isso é verdade, mas agora tornou-se tão grande que prejudica minhas plantas." Rabi Yonatan ouviu e então instruiu os homens a voltarem no dia seguinte para o veredicto.

O Romano pensou consigo mesmo: "Aposto que o rabino adiou a decisão porque eu estava aqui. Provavelmente ficou com medo que eu exigisse dele o corte de sua árvore. Mostrarei a ele. Vou constrangê-lo na frente de todos no tribunal."

Rabi Yonatan chamou um carpinteiro e instruiu-o a cortar imediatamente todos os galhos de sua árvore que cresciam sobre o campo de seu vizinho, Quando o veredicto foi lido na manhã seguinte, o Romano estava ali. "Você deve cortar os ramos que crescem sobre o campo de seu vizinho, pois estes o estão incomodando" – ordenou Rabi Yonatan.

O Romano deu um salto e gritou: "Por quê, então, você não manda cortar sua árvore que cresce sobre minha propriedade?"

"Vá até o campo e observe minha árvore. Verá exatamente o que este homem deve fazer com a dele."
O Romano foi, e para sua surpresa não havia nenhuma árvore com galhos passando para seu terreno. Ele viu que Rabi Yonatan tinha se certificado de não transgredir uma lei que aplicava a outra pessoa. Dali em diante, o Romano nutriu o mais profundo respeito por Rabi Yonatan e pela Lei Judaica.

       
top