Rav Elimelech e Rav Zushia

   
indice
 

Nossos sábios afirmam que a alegria quebra todas as barreiras.

Os dois alunos do Maguid de Mezritch, Rav Elimelech de Lizentsk e Rav Zushia de Anapoli, que por sinal eram irmãos, em uma de suas viagens pelos povoados da Rússia foram presos.

Quando chegou a hora de rezar Shacharit, Rav Elimelech começou a chorar, pois na cela que eles estavam havia mais seis prisioneiros não judeus e suas necessidades eram feitas em um grande balde no centro da cela.

Pela Halachá é proibido colocar Tefilin em um local nestas condições, e ficar sem colocar Tefilin entristeceu demais Rav Elimelech que começou a chorar.

Seu irmão disse a ele que deveriam ficar felizes pois, desta forma, eles não estavam colocando os Tefilin num local impróprio, cumprindo uma lei.

Divina e por isto deveriam ficar alegres. Os dois irmãos então começaram a cantar e dançar pois poderiam cumprir o mandamento de não colocar Tefilin num local não apropriado.

Esta alegria contagiou os demais prisioneiros que também começaram a cantar e dançar. O carcereiro não entendeu nada e ficou muito irritado em ver prisioneiros alegres. Ele então perguntou a um dos não judeus o que estava acontecendo.

Este respondeu que não sabia por que a alegria, a única coisa que ele sabia era que os dois judeus começaram a apontar para o balde no meio da cela e então cantaram e dançaram.

O carcereiro então resolveu acabar com a festa! Ele entrou na cela e retirou o balde.

Assim sendo, os dois irmãos puderam cumprir agora com a Mitzvá do Tefilin, uma vez que a cela estava limpa.

       
top