Trem da Rússia para Nova York

  por Elana Kahn-Oren
indice
  Yud Shevat, dia 10 de Shevat é a data de falecimento de Rabi Yossef Yitschac Schneersohn, o sexto Lubavitcher Rebe. A seguinte história foi contada pelo Rabino Zalman Notik, da Yeshivá Torat Emet de Jerusalém:

Um grupo de alunos da Yehivá estava envolvido em sua programação habitual, que antecede todo o Shabat, de aproximar judeus na mitsvá de colocar tefilin. Em meio à tarefa, encontraram um grupo de imigrantes recém chegados da Rússia. Os estudantes estavam ensinando um homem a colocar tefilin quando de repente um judeu idoso do grupo aproximou-se e todo eufórico foi perguntando: "Vocês são de Lubavitch? Tenho uma história para lhes contar!"

"Quando eu era jovem, na Rússia, costumava frequentar os encontros secretos de Torá dos Lubavitchers, os conhecidos farbrengens. Também costumava rezar com eles e assistir suas aulas.

"Jamais esquecerei um destes farbrengens em particular, onde o auge foi atingido quando todos manifestaram seu desejo íntimo de se reunir com o Rebe Yossef Yitschac (o Rebe Anterior), que já se encontrava em Nova York. Cantamos a canção que diz "D’us precisa nos dar saúde e vida, e nos reuniremos com o Rebe". O sentimento profundo e sincero desejo de querer estar com o Rebe era quase paupável, e intensificava-se a cada minuto.

"No meio do farbrenguen, alguns chassidim de repente se levantaram e decidiram "entrar em ação." Juntando algumas cadeiras, viraram elas do avesso e colocaram em fila formando um "trem". Imagine a cena; homens crescidos se comportando como crianças de jardim de infância, sentados em cadeiras viradas e encenando estarem indo para o Rebe!

"A maioria dos outros, incluindo eu mesmo, permanecemos incrédulos olhando. Rimos e falamos que estavam loucos. Que ridículos, absurdamente infantil!

"Mas sabem," concluiu o homem emocionado, "em pouco tempo, todos os chassidim que dirigiram o "trem" receberam permissão para sair da Rússia, e realmente foram ao encontro do Rebe. Entretanto, o restante de nós, os "normais", ficamos para trás. Como podem ver, a maioria de nós não teve a força e coragem de preservar o cumprimento de Torá e mitsvot e somente agora estamos começando a resgatá-los…"
       
top