O filho do Rebe e o chassid

   
indice
  Certa vez, quando Rabi Dovber de Lubavitch, filho de Rabi Schneur Zalman de Liadi, era jovem, visitou seu sogro em Yanovitch. Lá encontrou um dos chassidim de seu pai. O chassid percebeu que o jovem "filho do rebe" era muito convencido de seus progressos em erudição e prece meditativa, e sentiu que algo deveria ser feito para diminuir este convencimento.

Disse o chassid a Rabi Dovber: "Considerando quem você é, e como tem vivido, que há de mais nisso? Seu pai – bem, todos sabemos quem é seu pai. Certamente você foi concebido sob a mais santa das circunstâncias, e estou certo de que seu pai obteve uma alma das mais elevadas para trazer a este mundo. Em seguida você foi criado na casa de um rebe e foi tomado um extremo cuidado para moldar seu caráter e protegê-lo de quaisquer influências negativas. Por toda sua vida tem sido exposto à erudição e santidade, e até o dia de hoje tem se preocupado apenas com o estudo de Torá e os ensinamentos da chassidut. Por isso, adquiriu certa quantidade de conhecimento e reza com fervor e devoção. Grande coisa.

"Agora, veja meu exemplo. Meu pai era um homem simples, e podemos bem imaginar quando ele raspou o refugo de uma alma no fundo do barril. Minha criação? Cresci como um cabrito e quase sempre entregue à própria sorte. E você sabe o que faço com minha vida? Deixe-me contar-lhe como ganho meu sustento. Empresto dinheiro aos camponeses durante a época do plantio, e então, nos meses de inverno, faço minhas rondas pelas aldeias e fazendas para cobrar as dívidas antes que tenham uma chance de esbanjar todo o dinheiro da colheita em vodca. Isto significa ter que empreender viagem várias horas antes do dia clarear, bem antes da hora em que se pode rezar, equipado com um frasco – sem uma bebida não se consegue nem mesmo começar a fazer negócio com um camponês. Apenas então pode-se sentar para acertar pelo menos parte da conta.

"Depois de três ou quatro destas paradas, volto para casa, mergulho no mikvê e me preparo para a prece. Mas após estas preliminares, que tipo de prece se poderia esperar…?"

As palavras deste chassid, que na verdade era renomado por seu caráter refinado e preces sinceras, causaram uma profunda impressão em Rabi Dovber. O jovem imediatamente viajou de volta à casa do pai e abriu-se com ele. Lamentou seu estado espiritual, dizendo que seu serviço a D’us não tinha valor algum, estando muito longe de atingir aquilo que se esperava dele.

Na próxima vez em que o chassid de Yanovitch esteve com Rabi Schneur Zalman, este lhe disse:
"Sou extremamente grato a você – transformou meu filho em um verdadeiro chassid."
       
top