Uma proposta comercial

indice

  por Yanki Tauber
 

A notícia passou rápido pela cidade de Chernigov, deixando choque e tristeza atrás de si. Reb Yekutiel, abastado homem de negócios e pilar da comunidade, conhecido pela sua generosidade e modéstia, tinha sido preso sob falsas acusações.

Todos que conheciam Reb Yekutiel não tinham dúvidas sobre sua inocência. Ele era conhecido pela honestidade e caridade, intrínsecas de seu caráter. Apesar de sua imensa fortuna e posição influente, ele considerava cada homem como seu igual, estando sempre disposto a emprestar uma mão generosa e um ouvido atento. Por este motivo, ele merecera o respeito e a confiança de todos os habitantes de Chernigov, tanto judeus como não-judeus. Mas estava-se na Rússia czarista, onde um homem podia ser preso por um capricho burocrático ou por um golpe da caneta de um comissário vingativo.

Inexplicavelmente, Reb Yekutiel foi condenado. Nada – nem mesmo suas conexões no governo, nem os numerosos apelos feitos pelos advogados pôde impedir o destino que lhe fora ordenado. Reb Yekutiel foi sentenciado a dez anos de trabalhos forçados na distante Sibéria.
Um dia antes de Reb Yekutiel ser enviado para o leste, um homem bateu à porta de Rabi David Tzvi Chein, Rabino de Chernigov. "Rabi" – disse o visitante, que não era outro senão o guarda da prisão local. "Reb Yekutiel solicita que vá visitá-lo. Foi concedida uma permissão especial para que o senhor possa entrar na cela, caso deseje ir."

"Certamente" – disse o Rabi – "é claro que irei". E apressou-se em pegar seu casaco.
Lágrimas brotaram dos olhos de Rabi David Tzvi quando contemplou o interior da cela. Reb Yekutiel, também, foi dominado pela emoção. Os dois homens se abraçaram e choraram em silêncio por algum tempo. Finalmente, o prisioneiro começou a falar.

"Pedi-lhe que viesse, Rabi, não por que tenha qualquer pedido pessoal a fazer, mas porque quero contar-lhe por que estou aqui. Talvez outras pessoas possam aprender uma lição com a minha história.

"Há vários meses, eu estava viajando a Petersburg para uma série de reuniões a respeito de meus contratos com o governo. Foi então que fiquei sabendo que o Lubavitcher Rebe estava no trem.

"Passei pelo compartimento do Rebe, na esperança de ter um vislumbre de seu rosto. A porta estava aberta, e de repente vi-me olhando dentro dos olhos dele – olhos que olhavam profundamente dentro dos meus e pareciam chegar aos mais profundos recessos de minha alma. Permaneci ali por um longo momento, como se preso ao chão. Demorou um pouco para eu perceber que o Rebe estava me fazendo um sinal para entrar.

"Com reverência e empolgação, entrei no compartimento do Rebe. Porém ele logo me pôs à vontade, convidando-me a sentar e me oferecendo um cigarro. Expressou grande interesse pela nossa comunidade, bem como por minha vida pessoal e contratos de negócios. Quando o trem estava saindo, o Rebe me disse. 'Estou certo de que já ouviu falar na ferrovia que o governo está planejando construir na Sibéria. Creio que esta é uma perfeita oportunidade para você. Como alguém que possui conexões próximas ao Ministro Potysukshnikov, você poderia obter um grande contrato como fornecedor de madeira.'

"Voltei ao meu compartimento num estado de confusão. A última coisa que eu esperava do Rebe era uma dica de negócios. Por um lado, sentia que o conselho de um tsadic deveria ser seguido. Por outro lado, a proposta não me atraía, apesar de seu grande potencial financeiro. Meus negócios iam bem, graças a D'us; por que eu deixaria minha família e comunidade para passar longos meses, talvez anos, na longínqua Sibéria? Por fim, hesitei tanto que outros se candidataram à oportunidade – para meu grande alívio, devo confessar.

"E assim, agora que estou a caminho da Sibéria, pensei que o Rebe estava dispensando conselhos sobre negócios, mas que ele deve ter visto que há alguma coisa lá, na Sibéria, que devo realizar – alguma parte de minha missão na vida que deve ser desempenhada no leste gelado. Eu poderia ter ido com conforto, como empresário e contratado pelo governo. Agora estou indo em correntes…"

       
   
top