O Palácio e os Pombos

indice

  por Tzvi Freeman
 

Existiu certa vez um rei cujo palácio tinha sido saqueado por multidões enfurecidas. Ele não derramou lágrimas pela madeira e pela pedra do palácio, mas pelas jóias da coroa, transmitidas por muitas gerações, pois para isso não havia consolo possível.

O rei reuniu seus conselheiros, mas nenhum pôde encontrar uma solução. As jóias tinham sido espalhadas pelo reino e em outros reinos por hordas de bárbaros. A mais preciosa das jóias tinha sido levada através dos mares para os mais longínquos recantos do globo. Porém o rei tinha uma filha que lhe era muito cara, e em sua sabedoria, ela viu o que precisava ser feito.

Portanto, o rei e sua filha treinaram muitos pombos a voltarem ao palácio, para reconhecer as jóias da coroa e levá-las de volta em sua jornada. A cada dia, eles libertavam os pombos nos campos ao redor do palácio e alguns descobriam as jóias espalhadas e as levavam para casa. E o rei ficou feliz e sorriu para sua filha.

Então a filha do rei enviou os pombos para mais longe ainda, e novamente eles retornaram, carregando mais algumas das jóias que o pai tinha perdido. Mesmo que fossem enviadas para terras muito distantes, elas voltavam rapidamente.

Porém as jóias mais valiosas, aquelas nas terras mais distantes e nos locais mais recônditos, aquelas jóias ainda não tinham sido recuperadas. Os pombos não se aventuravam a uma distância grande o suficiente para encontrá-las – eles ficavam ansiosos para voltar ao lar.

A filha do rei sabia o que tinha de ser feito, mas ela não podia contar ao pai, pois era muito difícil, muito perigoso, horrível demais. Mas ele olhou nos olhos dela e soube. E assim ele destruiu seu palácio mais uma vez, arrasando-o até o chão, removendo cada vestígio dele. Quando os pombos tentaram voltar, nada encontraram, apenas um campo vazio com pedras espalhadas e madeira fumegante. Eles estavam famintos e com saudades de casa.

Os pombos mais aventureiros viajaram para muito longe e encontraram outros palácios, e naqueles palácios encontraram escondidas as jóias mais preciosas do rei. Juntaram estas jóias, poliram-nas e as guardaram debaixo das asas. E à noite eles choravam, pois sabiam que ali não era o seu lar.

E agora tinha chegado a hora de todos retornarem

       
   
top