O gigante em miniatura

indice

 
 

Rabi Menachem Mendel de Lubavitch entrou no chêder no dia após Yom Kipur de 5553; onze dias após seu terceiro aniversário. O avô da criança, Rabi Shneur Zalman de Liadi, instruiu Rabi Avraham, o melamed, a começar a primeira lição com os versículos introdutórios do Livro de Vayicrá (Levítico).

Após a lição, o pequeno Mendel perguntou: "Por que a palavra vayicrá é escrita com um alef, a primeira letra do alfabeto hebraico, pequeno?"

Rabi Shneur Zalman sentou-se por um longo tempo em um transe meditativo. Então explicou:

"No rolo da Torá, há três tamanhos de letras: normais, grandes e miniaturas. A palavra que inicia o Levítico é escrita no rolo de Torá com um alef em miniatura, como um testemunho da humildade de Moshê.

"No primeiro versículo do Livro das Crônicas, o nome do primeiro homem, Adam, está escrito com um alef grande. Adam estava ciente de sua grandeza. Consciente demais. Ele era, afinal, o impecável ser humano original, a obra das mãos de D'us.'Seu ego inflado e auto confiança o levaram à queda.

"Mas a humildade não significa que a pessoa se menospreze. Fazê-lo resultaria em imperdoável desperdício dos recursos e talentos que a pessoa recebeu. Moshê sabia quem era. Sabia que foi através dele que o Todo Poderoso escolheu outorgar a Torá, que era o único ser humano capaz de entender a sabedoria toda abrangente de D'us e ensiná-la a Israel. Apesar disso, era humilde. A noção de que isso aumentaria seu ego teria lhe parecido absurda; pelo contrário, o reconhecimento de seus dons apenas serviu para aumentar sua humildade. 'Se qualquer outro homem tivesse recebido aquilo que recebi," teria dito Moshê, 'ele certamente teria feito mais do que fiz.'

"Esta é a verdadeira definição de humildade," concluiu o Rebe. "E assim declara a Torá: 'E Moshê foi o homem mais humilde sobre a face da terra."

       
   
top