Sobre os ombros do Rebe

indice

 
 

Rabi Peretz Chein foi um notável erudito de Torá e um chassid de Rabi DovBer Shneuri, o segundo Rebe de Chabad-Lubavitch conhecido como o Mitteler Rebe. Reb Peretz foi enviado pelo Mitteler Rebe para ser o rabino na cidade de Beshenkowitz.

Reb Peretz não se sentiu à vontade aceitando o cargo em Beshenkowitz; um homem chamado Reb Aharon tinha causado desgosto a todos os rabinos chassídicos da cidade. Reb Aharon era um grande erudito autodidata, e opunha-se veementemente ao Chassidismo. Usava sua engenhosidade para confundir os rabinos e terminava por se ver livre deles.

A maneira de agir de Reb Aharon era a seguinte: ele costumava apresentar todos os tipos de questões difíceis ao rabino, assim que este chegasse a Beshenkowitz. Depois que o rabino formulava sua decisão, Reb Aharon e seus amigos apresentavam um caso muito forte, que tinha como resultado a decisão oposta. Se a qualquer tempo o rabino admitisse que tinha errado, era ridicularizado por Reb Aharon e seus companheiros, até que, envergonhado, deixasse a cidade.

Portanto, quando o Mitteler Rebe designou Rabi Peretz para tornar-se rabino desta cidade, não admira que ele estivesse nervoso. Comunicou ao Rebe suas preocupações, dizendo que sob as circunstâncias, seria melhor não ir para lá. O Rebe replicou que "isso tinha sido aprovado no Céu", mas Rabi Peretz ainda estava apreensivo. Finalmente, o Rebe disse-lhe para que fosse "oif meina pleitzes" (sobre meus ombros). Ouvindo isso, Rabi Peretz alegrou-se e disse: "Rebe, então irei! Se isso está sobre seus ombros, nada tenho a temer."

Rabi Peretz chegou a Beshenkowitz e começou a trabalhar como rabino da cidade. Reb Aharon, evidentemente, começou a enviar todos os tipos de questões através de diversos emissários, mas Rabi Peretz sempre conseguia provar a validade de suas decisões legais.

Reb Aharon certa vez enviou uma questão particularmente complicada. Rabi Peretz escrutinou o item em questão e declarou-o casher. Reb Aharon imediatamente colocou seus amigos em ação. Eles atacaram a decisão do rabino com provas fortes e convincentes. Rabi Peretz esforçou-se arduamente para justificar sua posição.

No calor do debate, os antagonistas repetidamente exigiam: "Qual é sua fonte? De onde tirou sua decisão?" Finalmente, Rabi Peretz apontou para uma estante atulhada e disse: "Dali."

A intenção de Rabi Peretz era dizer que, em geral, sua decisão estava baseada nos livros sagrados que se alinhavam na estante, mas evidentemente um dos adversários entendeu que ele estava se referindo a um livro específico. Portanto, tirou o volume da prateleira e abriu-o, para conferir o assunto.

Foi ver para crer! Era um livro de responsa legal judaica, e por um incrível exemplo da Divina Providência, a página em que ele abriu era precisamente sobre o tema em discussão! Ali o autor referia-se a fontes que os antagonistas estavam citando numa tentativa de desmoralizar Rabi Peretz, e explicava como cada ponto estava fora do contexto. No livro de responsa, a regra definitiva corroborava a opinião de Rabi Peretz.

Quando Reb Aharon e seus colegas viram a prova em preto e branco com seus próprios olhos, humildemente deixaram a casa. Dali em diante, não mais perseguiram Rabi Peretz.

"Foi então que eu vi" - disse mais tarde Rabi Peretz - "que o Rebe de fato tinha me levado sobre seus ombros."

       
   
top