O Tsadic da Espanha

indice

   
   

Yossef Yosfa, judeu espanhol, foi um grande erudito e homem devoto. Logo após a Inquisição Espanhola, chegou a Cracóvia, na Polônia, e lá tornou-se largamente respeitado pelos judeus. Embora já tivesse 50 anos, era solteiro.

Durante 30 anos, Yossef Yosfa viveu sozinho em Cracóvia. Certo dia, um homem daquela cidade foi morto durante uma viagem de negócios a Praga. Deixou uma viúva jovem sem filhos. Quando morre um homem sem filhos, se ele tem um irmão, exige-se do irmão que conduza uma cerimônia especial chamada "chalitza" para permitir que a esposa se case novamente. Era costume em Cracóvia que a cerimônia fosse um evento da comunidade, após o qual a mulher era abençoada pelo rabino para que se casasse logo e tivesse filhos.

Passaram-se cinco meses. Yossef Yosfa, conhecido nos últimos trinta anos como "O Tsadic Espanhol", dirigiu-se à Corte Rabínica e disse-lhes que desejava se casar com a viúva, caso ela concordasse. Yossef Yosfa explicou aos Rabinos que jamais quisera se casar, mas agora, devido a várias razões, desejava fazê-lo.

Quando a Corte Rabínica convocou a jovem, os Rabinos ficaram surpresos por vê-la chorar assim que chegou ao salão, antes mesmo de saber o motivo do chamado. Aos prantos, ela explicou que recentemente, tivera o mesmo sonho muitas vezes, em que seu falecido pai aparecia para ela. Não estava certa se deveria acreditar no sonho e, como os Rabinos tinham mandado chamá-la, gostaria de pedir-lhes um conselho.

"Em meu primeiro sonho, meu pai apareceu-me vestido com suas melhores roupas de Shabat. Colocou as mãos em minha cabeça para abençoar-me, e disse: 'Mazel Tov por ter sido ordenado que você se case com o Tsadic Espanhol, Yossef Yosfa.' Acordei de meu sonho, continuou a jovem, e estava tremendo. Depois que me acalmei, esqueci o assunto."

A mulher continuou, explicando que o mesmo sonho tinha se repetido, mas ela o expulsara da mente outra vez. O terceiro sonho que tivera com o pai, no entanto, foi diferente. "Ele parecia muito sério e disse-me que não havia como fugir, tinha sido decidido no céu que eu teria de me casar com o Tsadic Espanhol. 'Se você obedecer' - disse-me meu pai - 'será abençoada com um filho extraordinário. Mas se recusar, terá um triste fim.'

"Este sonho se repetiu mais três vezes, e finalmente decidi pedir seu conselho. Assim que tomei minha decisão, seu shamash me procurou e disse-me que deveria comparecer aqui" - concluiu a jovem mulher.

Os Rabinos se entreolharam, perplexos. Disseram à viúva que Yossef Yosfa os tinha procurado para dizer que queria casar-se com ela. Estava mais do que claro agora que era a vontade de D'us que a viúva se casasse com o Tsadic Espanhol. O casamento foi arranjado, e toda a comunidade de Cracóvia participou da festiva celebração. Este não era um casamento comum.

Dois anos depois, o casal foi abençoado com um filho, a quem Yossef Yosfa deu o nome de Eliyáhu, em honra ao Profeta Eliyáhu HaNavi - Elijah.

Quando Eliyáhu completou dois anos, Yossef Yosfa começou a ensinar-lhe Torá. Yossef Yosta continuou sendo o professor particular de Eliyáhu, que era um excelente aluno. Pai e filho estudaram assim até pouco antes do bar mitsvá de Eliyáhu. Naquela ocasião, Yossef Yosfa disse à esposa que ele estava para falecer. Informou a ela que após o bar mitsvá, o filho diria que desejava sair para o mundo, para continuar seus estudos de Torá. Yossef Yosfa implorou a ela que não impedisse o filho de ir; sua alma tinha vindo a este mundo para cumprir uma missão especial e ele teria de vagar e aprender com muitos mestres para cumprir esta missão.

Yossef Yosfa revelou ainda para sua esposa algo que jamais contara para ninguém. Quando o primeiro marido dela fora assassinado quinze anos antes, ele - Yossef Yosfa - tinha recebido uma ordem Divina para desposá-la, pois eles teriam um filho de alma muito elevada. Esta criança teria uma missão especial para cumprir em prol do povo judeu, e os ajudaria e elevaria.

"Durante a década de estudo de Torá que nosso filho teve comigo, o próprio Eliyáhu HaNavi esteve estudando com ele a fim de prepará-lo para esta missão."

Yossef Yosfa deu seu último suspiro e faleceu. Poucas semanas depois de seu bar mitsvá, Eliyáhu disse à mãe que desejava sair pelo mundo. Quarenta anos depois, no ano 5350 (1590), um grande erudito de Torá, professor e tsadic apareceu na cidade alemã de Worms. Seu nome era Eliyáhu, Rabi Eliyáhu, que ficou famoso como Rabi Eliyáhu Báal Shem. Estabeleceu uma yeshivá em Worms, onde ensinou mística judaica, especialmente o Zohar, além do Talmud.

Rabi Eliyáhu Báal Shem foi o primeiro de uma longa linhagem de tsadikim que prepararam o povo judeu para a vinda de Mashiach. Ele foi sucedido por seu discípulo, Rabi Yoel Báal Shem, depois por Rabi Adam Báal Shem, que foi sucedido por seu discípulo, Rabi Yisrael, o famoso Báal Shem Tov, fundador do Chassidismo.

       
   
top