Uma lição de História

indice

     
     

Durante quase duas décadas, Levi Yitschac Freiden e suas câmeras foram visitantes assíduos no nº 770 de Eastern Parkway, a central do Lubavitcher Rebe no Brooklyn. Uma variegada mistura de trabalho fotográfico, personalidade e perfeita chutzpa, combinados para preservar muitos momentos memoráveis no "770" em fotografias e filmes, especialmente durante o festivo mês de Tishrei, que inclui os Grandes Dias Festivos, Sucot e Simchat Torá.

O Rebe declarou certa vez que se o entusiasmo dos alunos de sua yeshivá se equiparasse à paixão de Freiden pela fotografia, as coisas pareceriam muito melhores.

Em 1976, Freiden promoveu um mostra denominada "770" em Beit Sokolov, o Centro de Jornalistas de Tel Aviv. A exposição, que posteriormente foi transferida para Jerusalém e a Universidade Bar Ilan, presenteou o grande número de visitantes com uma visão sobre o Rebe e o espírito, reverência e júbilo da vida chassídica.

De forma geral, a exibição foi bastante aplaudida. Entretanto, um jornalista comentou no Livro de Visitantes: "Com todo o devido respeito à soberba fotografia, o assunto que você escolheu é extremamente clerical e transporta-nos de volta às trevas primitivas da Idade Média."

"Durante minha visita seguinte aos Estados Unidos" - relatou Freiden - "mostrei ao Rebe o Livro de Visitantes. Folheando-o rapidamente, o Rebe percebeu aquela declaração negativa. 'Por favor, cumprimente o jornalista pela sua força de caráter' - disse o Rebe. 'É preciso coragem para discordar de todas as outras respostas. Mas diga a ele que nem tudo na Idade Média era escuridão. Além disso, peça-lhe para passar os olhos pelo seu próprio jornal. As notícias de hoje também não são lá exatamente "iluminadas"...'"

De "To Know and to Care", por Rabino Eliyahu e Malka Touger

         
       
top