Amor Pelo Povo Judeu

  Fonte: Midrash Shir Hashirim Rabá I
indice
 

Certa vez Rabi Shimon ben Lakish e Rabi Abáhu viajavam da cidade de Tiberíades, onde estudavam Torá com Rabi Yochanan, à cidade de Cesaréa, localizada no litoral.

Naquela época, Tiberíades era um grande centro de estudos da Torá. Estudantes percorriam longas distâncias através da Terra de Israel e mesmo da Babilônia - para aprender com Rabi Yochanan.

Cesaréa, por outro lado, era povoada por judeus e gentios. Famosos príncipes romanos habitavam a cidade com seus familiares e escravos, e comerciantes gregos realizavam negócios lá. Estes gentios construíram teatros, onde os atores zombavam da Torá e de suas mitsvot. Também construíram circos, onde feras selvagens lutavam umas contra as outras bem como com prisioneiros. Muitos dos judeus desta cidade compareciam para assistir essas atrações. Aprenderam os modos dos gentios e abandonaram a Torá.

Rabi Abáhu conhecia bem Cesaréa porque havia vivido lá antes de ir para Tiberíades estudar Torá.

Rabi Shimon e Rabi Abáhu cavalgando, aproximaram-se da cidade de Cesaréa. Logo avistaram as casas e o porto. Mas os pensamentos de Rabi Abáhu logo se dirigiram para Tiberíades, seu professor, Rabi Yochanan, e os sábios que vieram ouvi-lo expôr a Torá.

Como Rabi Abáhu desejava estar lá outra vez!

Então, pensou sobre a cidade de Cesaréa. Nela havia tão poucos sábios, mas muitos judeus que imitavam o comportamento dos gentios!

Isto afligiu muito Rabi Abáhu. Virou-se para Rabi Shimon ben Lakish e perguntou: "Talvez não devêssemos continuar o caminho, mas, em vez disso voltar para Tiberíades, para a yeshivá? Por que deveremos entrar nesta cidade, repleta de pessoas que insultam e maltratam a Torá e aos seus sábios?"

Rabi Shimon parou. Olhou ferozmente para Rabi Abáhu. Depois desceu de seu burro, mas não voltou! O que ele fez? Abaixou-se e apanhou um pouco da areia da praia; dirigiu-se ao Rabi Abáhu e pôs a areia na boca do seu colega!

Rabi Abáhu ficou chocado, mas não pôde falar com a boca cheia de areia. Cuspiu e cuspiu para limpar sua boca. Quando pôde falar, perguntou ao Rabi Shimon num tom perplexo: “O que significa isto? Por que você fez isto?”

“O Todo Poderoso não quer que ninguém fale mal do povo judeu” – Rabi Shimon respondeu. “Hashem ama Seu povo, mesmo que ele peque às vezes. Alguém deveria adverti-los e ajudá-los a voltar para Hashem.”

Rabi Abáhu aprendeu bem sua lição e finalmente tornou-se um grande guia da Torá que, freqüentemente, defendia os judeus de seus inimigos, especialmente dos romanos. Em muitas ocasiões, até conseguia que os perversos decretos do imperador romano fossem anulados, pois este o tinha em grande estima.

Quanto a Cesaréa, Rabi Abáhu transformou-a na cidade da Torá, onde os sábios instruíam o povo com grande amor e devoção.

Midrash, Shemot Rabah

       
top