O Filho do Rebe e o Chassid

   
indice
 

Certa vez, quando Rabi DovBer de Lubavitch, filho do mestre chassídico Rabi Shneur Zalman de Liadi era jovem, fez uma visita ao sogro em Yanovitch. Ali encontrou um dos chassidim de seu pai. O chassid percebeu que o jovem "filho do Rebe" estava por demais convencido de suas realizações em erudição e prece, e sentiu que deveria "cortar-lhe as asas".

Disse o chassid a Rabi DovBer: "Considerando quem você é e como foi criado, o que há de mais nisso? Seu pai – bem, todos sabem quem é seu pai. Você certamente foi concebido sob as mais sagradas circunstâncias, e estou certo de que seu pai conseguiu uma alma muito elevada para trazer a este mundo. Então você foi criado na casa de um Rebe, e seu caráter foi cuidadosamente moldado para salvaguardá-lo de quaisquer influências negativas. Toda sua vida, você ficou exposto à erudição e santidade, e até o dia de hoje está preocupado somente com o estudo de Torá e os ensinamentos do chassidismo. Portanto, amealhou uma certa quantidade de sabedoria, e reza com fervor e devoção. Grande coisa.

"Agora, tomemos o meu exemplo. Meu pai era um homem simples, e podemos bem imaginar o que ele tinha em mente quando raspou um resto de alma do fundo do barril. Minha criação? Fui criado como um cabrito, e praticamente entregue a mim mesmo. E sabe o que faço com minha vida? Deixe-me contar-lhe como ganho meu sustento. Empresto dinheiro aos camponeses durante a época do plantio e depois, durante os meses de inverno, faço a ronda pelas aldeias e fazendas para cobrar as dívidas antes que eles tenham uma chance de esbanjar toda a colheita em vodca. Isso significa sair algumas horas antes do nascer do sol, muito antes da hora permitida para a prece, equipado com um frasco – pois sem uma bebida não se pode começar a falar de negócios com um camponês. Depois de beber à saúde dele, deve-se partilhar um l'chayim também com a dona da casa – de outra forma ela pode arruinar todo o acordo para você. Somente então se pode sentar para acertar uma parte da contabilidade.

"Depois de três ou quatro visitas, volto para casa, faço a imersão no micvê e me preparo para rezar. Mas depois destas preliminares, que tipo de prece se pode esperar?"

As palavras deste chassid que era, na verdade, famoso por sua natureza refinada e preces sinceras, causou uma profunda impressão em Rabi DovBer. O jovem viajou imediatamente para casa do pai e abriu seu coração a ele. Deplorou seu estado espiritual, dizendo que seu serviço a D’us era sem valor, muito menos que aquilo que se esperava dele.

A próxima vez que o chassid de Yanovitch foi até Rabi Shneur Zalman, o Rebe lhe disse: "Estou muito grato a você, pois transformou meu Berl num chassid.


Narrado pelo bisneto de Rabi DovBer, o quinto Lubavitcher Rebe, Rabi Shalom DovBer Schneersohn. Adaptado de "Era uma vez um chassid", de Yanki Tauber.
       
top
  A Parashá dessa semana também se chama