Dois Contra Um

  Dos escritos e palestras de Rabi Yossef Yitschac Schneersohn
indice
 

Quando Rabi DovBer de Lubavitch era apenas um jovem de dezesseis anos, seu pai confiou-lhe a tarefa de servir como mashpia (guia e mentor espiritual) para os jovens na Comunidade Chabad.

Rabi DovBer encorajou fortemente seus discípulos a se reunirem em farbrenguens informais para inspirar, admoestar e consultar um ao outro em assuntos tais como refinamento de caráter e seu serviço a D’us. "Olhe dessa forma" – disse Rabi Dovber – "quando dois judeus se reúnem e um diz ao outro o que perturba seu coração, o resultado é duas almas Divinas encarregando-se de uma única alma animalesca."

(Como elabora o pai de Rabi DovBer na clássica obra Tanya, há duas almas distintas animando o corpo: uma "alma animalesca" e uma "alma Divina". A alma animalesca é impulsionada pelas aspirações egoístas da vida física, e a alma Divina, pela busca altruísta de servir ao Criador. Porém a alma animalesca, totalmente concentrada em si mesma, não tem interesse no triunfo da alma animalesca de seu próximo; é diferente com a alma Divina, cujo único desejo é que a vontade de seu Criador seja cumprida. Quando uma pessoa luta sozinha com seus males espirituais, o que ocorre é um conflito de seus dois "eus". Porém quando duas pessoas se juntam, a alma animalesca de cada um é dominada por uma dupla investida da Divina essência do homem.)


Narrado pelo sexto Lubavitcher Rebe, Rabi Yossef Yitschac Schneersohn, adaptado de "Era uma vez um chassid", de Yanki Tauber.
       
top
  A Parashá dessa semana também se chama