A bênção do Primogênito

   
indice
 

Na Parashá Toledot, assistimos à luta entre nosso sagrado Patriarca Yaacov e seu irmão gêmeo perverso Essav.

É interessante notar que a Chassidut e a Cabalá explicam que Mashiach revelará que na essência Essav é mais sagrado do que Yaacov.

A pista para isso é que Yitschac queria abençoar Essav mais do que a Yaacov e que Essav queria a benção desesperadamente; ambos perceberam sua santidade.


Para entender este contexto, segue uma história sobre o Rebe Shalom DovBer cujo aniversário é celebrado dia 20 de Cheshvan.

O Rabino Yaacov Landa era um seguidor (Chassid) do Rebe Rashab de Lubavitch mas não era o tipo comum de Chassid. O Rebe gostava tanto dele que o nomeou o Rabino da Casa. Todas as perguntas que surgiam na casa do Rebe; se uma galinha era casher, se algo era permitido no Shabat, etc. era direcionado ao Rabino Landa. Não precisa dizer que a devoção do Rabino Landa ao Rebe era sem limites. Além de ser um grande Estudioso, o Rabino Landa também era um grande preparador de remédios caseiros levando a cura para muitas pessoas doentes.

Conta-se que certa vez estava num casamento quando de repente o noivo começou a sofrer de um terrível sangramento de nariz. Um dos filhos do Rabino Landa (Rabino Moshe que é hoje o rabino chefe de Bnei Brak) correu para ele e falou que tinha um truque que havia aprendido com seu pai. Ele encontrou um pedaço de cordão, amarrou apertado em volta dabase do dedo mindinho do rapaz e depois de poucos segundos surpreendentemente o sangramento estancou completamente!! Desde então já usei essa técnica dezenas de vezes para ajudar pessoas com sangramento de nariz e funciona todas as vezes!

Quando o Tifo, doença mortal e altamente contagiosa, explodiu na Rússia perto da virada do século passado, Rav Landa teve muitas oportunidades de usar sua habilidade. Os médicos normais, além de não terem nenhum tratamento contra o Tifo, também estavam compreensivelmente muito relutantes em entrar em contato com os doentes enquanto que Rav Landa tanto tinha remédios como não tinha medo por ele mesmo quando se tratava de salvar outros.

Ele teve sucesso em curar centenas de vidas mas era certamente inevitável que acabasse contraindo a doença ele mesmo. Em poucos dias perdeu consciência e sua vida ficou pendurada na balança por várias semanas até que a crise passou e se recuperou completamente. O único problema foi que enquanto ele estava doente e inconsciente o Rebe Rashab faleceu sem que ele soubesse.

Todos os dias Rav Landa era levado de seu quarto para o sol para fortalecer-se. É claro que todos os dias ele perguntava pelo Rebe para todos que passavam e é claro que todos os Chassidim tinham combinado entre si de não dizer nada sobre seu falecimento. Mas Rav Landa sentiu que algo estava errado e continuou perguntando até que encontrou alguém que não sabia da combinação e acabou lhe contando a verdade amarga.

Qualquer um pode imaginar que golpe tremendo deve ter sido para Rav Landa; o Rebe é muito mais do que simplesmente um líder ou mesmo um pai, ele virtualmente revela a alma e verdadeira essência do Chassid. E a relação entre Rav Landa e o Rebe Rashab era ainda mais profunda epessoal do que isso pois, entre outras coisas, ele havia estado perto do Rebe dia e noite e suas vidas estavam virtualmente interligadas.

Naquela noite Rav Landa escreveu uma pequena nota para o Rebe onde pedia que o tirasse desse mundo porque sentia que a vida não era nada sem ele e entregou para colocarem no tumulo do Rebe. Dois dias depois o filho do Rebe (Rabino Iossef Yitschac) que se tornaria Rebe no seu lugar) veio visitar Rav Landa e lhe disse: “Acabei de vir do túmulo de meu pai e ele pediu para lhe dar uma mensagem”.

Rav Landa se preparou para receber uma mensagem do além...

“Meu pai disse: ‘Deixe de fazer pedidos estúpidos!’

Essa história mostra a importância do mundo físico. E esse é o universo de Essav. O próprio nome Essav‚ significa efeito na sua totalidade, e completamente acabado, assim como a criação que parece independente do Criador e completamente acabada.

Mas Yaacov representa o Criador. Yaacov‚ é o anagrama de Yud ,Key… isto é, revelando Yud‚ (primeira e mais elevada letra do nome Divino mesmo no Ekev‚; calcanhar da criação.)

É por isso que houve oposição ao Judaísmo por quem não é judeu, ateus e mesmo religiosos, por milhares de anos. Porque eles estão interessados apenas na criação e auto-engrandecimento, assim como Essav. Enquanto que os judeus, assim como Yaacov vivem para o Criador e Seu engrandecimento... e os dois parecem ser opostos.

Mas Mashiach revelará que Essav tem realmente uma fonte mais elevada; o trabalho que cada um de nós tem nesse mundo é de extrema importância. E o Rebe Rashab revelou ao Rav Landa que é melhor ser ele mesmo nesse mundo físico do que anulado para D’us em qualquer outro lugar.

Isso porque D’us quer que revelemos o verdadeiro propósito na Criação Trazer os Céus aqui embaixo na Terra. Por isso Yitshac queria abençoar Essav pois ele queria que isso acontecesse há milhares de anos... mas foi impossível.

Agora estamos muito perto!

       
top
  A Parashá dessa semana também se chama