Sempre Jovem

   
indice
 

Os ensinamentos chassídicos enfatizam a alegria, o vigor e a juventude. Idade avançada não é desculpa para agir como velho. A crença sincera em D’us e a dedicação à vontade Divina devem renovar e restaurar as energias, servindo como fonte espiritual de juventude, como declaram as Escrituras: "Aqueles que têm esperança em D’us, renovam suas energias" i.e., seu cansaço é substituído pelo vigor.

Para enfatizar este conceito, Rabi Baruch de Mezibush citou o versículo que descreve o ataque de Amalek aos israelitas: "Você estava abatido e exausto e [ele] não temera a D’us." Ele comentou que, embora no sentido literal a ausência de temor a D’us refira-se a Amalek, pode-se entender como referência também aos israelitas; pois aquele que verdadeiramente teme a D’us não se torna abatido e exausto.

Um grupo de jovens chassidim havia se reunido para escutar os ensinamentos do Mestre. Súbito, um lépido velhinho insinuou-se na multidão, empurrando para o lado os mais jovens e sentando-se no banco mais próximo ao Rebe. Enquanto os outros espantavam-se com sua proeza, exclamou triunfalmente: "Vocês pensam que sou um velho de 96 anos? Bem, é aí que se enganam; sou três jovens de 32!"

       
top
  A Parashá dessa semana também se chama